Cinco projetos para inclusão social em Cabo Verde recebem 2,5 ME da UE

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Praia, 11 fev 2020 (Lusa) - A União Europeia (UE) vai financiar com 2,5 milhões de euros cinco projetos de organizações da sociedade civil em Cabo Verde, destinados a promover a inclusão das camadas mais vulneráveis da população, foi hoje anunciado.

De acordo com um comunicado da delegação da União Europeia na cidade da Praia, tratam-se de apoios ao abrigo do Programa Temático da UE para organizações da sociedade civil e autoridades locais, tendo os projetos beneficiados sido selecionados por concurso público, lançado em abril de 2019.

"Este apoio direto a organizações da sociedade civil e parceiros reforça a aposta da União Europeia no desenvolvimento sustentável em Cabo Verde e o reconhecimento do papel que a sociedade civil, particularmente associações comunitárias, desempenham nesta área", sublinha a delegação da UE.

A cerimónia de oficialização da atribuição destes apoios, referentes ao período 2019/2020, está agendada para quinta-feira, na cidade da Praia, com a UE a referir que os cinco projetos "têm por objetivo promover os direitos, participação e inclusão socioeconómica das camadas mais vulneráveis da sociedade".

Em concreto, os apoios a atribuir vão permitir desenvolver atividade a favor de crianças com deficiência neurológica, da inclusão socioeconómica dos jovens reclusos e ex-reclusos, da segurança alimentar, da luta contra as desigualdades sociais e contra a violência baseada no género.

Os projetos serão desenvolvidos em oito ilhas de Cabo Verde, em "parceria estreita" com entidades locais e nacionais, pelo Instituto Marquês de Valle Flor, Movimento África 70, Cooperazione per Sviluppo Paesi Emergenti, European Partnership for Democracy e Amigos da Natureza.

PVJ // LFS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.