Unicer espera redução de IVA na restauração no pós-'troika'

| Economia
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 20 mar (Lusa) -- O presidente executivo da Unicer, João Abecasis, mostrou hoje a expectativa de que o período pós-'troika' seja acompanhado por uma reposição do IVA a 13% no setor da restauração.

"Aquilo que temos verificado ao longo da crise é que, se houve resiliência do desenvolvimento do negócio das grandes superfícies, a restauração foi extremamente atacada, quer pela perda de rendimento disponível quer pela revisão do IVA de 13% para 23%, daí que estejamos particularmente ansiosos pelo pós-'troika'", afirmou João Abecasis, durante a apresentação de resultados de 2013 da empresa.

À Lusa, João Abecasis disse não ter falado recentemente com o ministro da Economia e seu antecessor no cargo na Unicer, António Pires de Lima, alguém que "deixou sempre muito claro qual era o seu ponto de vista pessoal sobre o IVA da restauração".

"Contamos que uma das medidas que venham a ser repostas seja o IVA da restauração porque claramente, se vemos sinais tímidos de retoma no consumo, eles não têm vindo da restauração", considerou o presidente executivo da Unicer.

Para João Abecasis, a redução do IVA poderia ser um novo fôlego para o setor, acrescentando que, caso contrário, se poderá "continuar a assistir ao encerramento constante de pontos de venda com a perda de emprego que isso implica, com o impacto social que isso tem".

"Quando estou a falar de encerramento não é de encerramento de pontos de venda que não deveriam ser sustentáveis, seriam certamente sustentáveis em muitos outros pontos da Europa", afirmou.

TDI//CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.