Presidente pede campanha serena, porque crispação pode prejudicar entendimentos futuros

Presidente pede campanha serena, porque crispação pode prejudicar entendimentos futuros
| Política
Porto Canal

O Presidente da República apelou hoje a uma campanha eleitoral para o Parlamento Europeu "esclarecedora, serena e elevada", sublinhando que um agravamento da crispação partidária poderá prejudicar entendimentos que se venham a revelar indispensáveis no futuro".

"A campanha eleitoral e o sufrágio do dia 25 de maio irão decorrer num momento muito complexo da vida nacional. Em breve, Portugal tem de definir com clareza que linha de rumo irá seguir após a conclusão do programa de assistência económica e financeira. A campanha eleitoral deve, pois, decorrer de uma forma esclarecedora, serena e elevada", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, numa comunicação ao país a propósito das eleições europeias que se vão realizar a 25 de maio.

Assim, defendeu, em vez de enveredarem pelo "caminho da crispação e da conflitualidade", os partidos devem apresentar soluções e debater entre si as suas propostas, de forma livre e responsável.

"As querelas artificiais e as controvérsias estéreis impedem o esclarecimento dos Portugueses e o debate democrático. Há questões europeias demasiado sérias e importantes que devem ser discutidas. Um agravamento da crispação partidária poderá prejudicar entendimentos que se venham a revelar indispensáveis no futuro", sublinhou.

Desta forma, continuou o chefe de Estado, para que exista um verdadeiro debate de ideias, em vez de uma mera troca de acusações e de ataques, é essencial que os portugueses conheçam com clareza as políticas da União que cada partido irá defender no Parlamento Europeu, pois os eleitores têm o direito a ser esclarecidos e informados sobre as diversas alternativas que cada candidato propõe.

Num derradeiro apelo à participação ativa dos portugueses na campanha, Cavaco Silva pediu a todos para que se informem sobre o que está em causa nas eleições de 25 de maio e que "a essa atitude de civismo responsável" os partidos políticos saibam corresponder com "sentido de responsabilidade.

"É fundamental debater de forma séria e informada a Europa e o seu futuro. Porque o futuro da Europa é o futuro de Portugal", disse.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.