Câmara de Lisboa envia resíduos para a Tratolixo devido à greve da Valorsul

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 mar (Lusa) - Camiões com resíduos urbanos do concelho de Lisboa estão a dirigir-se para a Tratolixo para descarregar o lixo dos últimos dias que não foi despejado na Valorsul, Loures, devido à greve dos trabalhadores, constatou a Lusa em Trajouce.

No Ecoparque de Trajouce, Cascais, que pertence à Tratolixo, a Lusa verificou pelas 16:20 que pelo menos três camiões da Câmara de Lisboa tinham já descarregado lixo da cidade e que outros nove estavam à porta para avançar com a mesma operação.

Segundo um trabalhador da Câmara de Lisboa, "pelo menos mais 30 camiões do turno da tarde" estão a deslocar-se também da capital para Trajouce.

Os trabalhadores da Valorsul - empresa de tratamento de resíduos que serve o concelho de Lisboa - cumprem hoje o terceiro de quatro dias de greve, que começou às 00:00 de segunda-feira e termina na quinta-feira.

Na origem da paralisação está a privatização de 100% da participação do Estado na Empresa Geral de Fomento (EGF), uma 'sub-holding' do grupo Águas de Portugal para o setor dos resíduos, aprovada no final de janeiro pelo Conselho de Ministros.

A EGF é responsável pela recolha, transporte, tratamento e valorização de resíduos, através de 11 empresas concessionárias, da qual faz parte a Valorsul, situada no concelho de Loures e que atua em 19 municípios da Área Metropolitana de Lisboa e da zona Oeste.

A empresa serve os municípios de Alenquer, Alcobaça, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

LYFS/SYP (CMP) // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).