Lucro do Abanca sobe quase 7% para 405 milhões de euros em 2019

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 fev 2020 (Lusa) -- O Abanca fechou o ano de 2019 com um lucro de 405 milhões de euros, mais 6,7% do que em 2018, o que, segundo o banco espanhol, representa uma rentabilidade de 10%.

"O ano de 2019 foi marcado por um importante aumento do volume de negócio, que já supera os 85.000 milhões de euros", um crescimento de 23% em relação ao ano anterior, divulgou a entidade, em comunicado.

Para o resultado líquido positivo contribuiu o aumento de 5,8% das receitas recorrentes, que "continuam a ser o principal contributo da rentabilidade", e as integrações "bem sucedidas" do Deutsche Bank PCB Portugal e do Banco Caixa Geral, que, segundo o Abanca, "permitiram melhores resultados comerciais do que definidos aquando da aquisição".

O banco destaca também a subscrição de seguros, que registou um aumento de 18,7%, "apoiada na comercialização de produtos inovadores e na experiência do cliente".

Já a taxa de incumprimento situou-se em 2,8%, enquanto a taxa de cobertura de ativos não produtivos em 58,8%, "a mais elevada do setor", refere o Abanca em comunicado hoje.

O crédito a clientes aumentou 22,8% em 2019, para os 35.963 milhões, e a captação de recursos cresceu 23,7% para 48.286 milhões de euros.

"Descontando o efeito das últimas operações corporativas, o banco continua a assegurar o seu dinamismo, registando crescimentos de 4,2% no crédito normal a clientes e de 6,5% na captação de recursos", esclarece a entidade.

Também o crédito a Pequenas e Médias Empresas (PME) cresceu 6,6%, face a 2018, totalizando os 2.200 milhões de euros.

De acordo com o estudo independente "Brand Finance Banking 500", citado no comunicado, o banco espanhol subiu 79 posições no 'ranking' em 2019, tornando-se na "única entidade financeira de Espanha que melhorou a sua posição respetivamente ao ano anterior", incrementando o valor da sua marca em 55% "face a uma tendência generalizada de deterioração do sistema financeiro espanhol".

MPE // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.