Filme "Adverse" de Brian Metcalf na abertura oficial do Fantasporto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Berlim, 29 jan 2020 (Lusa) -- A Finlândia confirmou hoje o primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus no país, com as autoridades locais a precisarem que a paciente é uma turista chinesa que se encontra estável.

A Finlândia junta-se assim aos outros dois países na Europa - França (quatro casos) e Alemanha (quatro casos) - que já identificaram pessoas contaminadas pelo novo coronavírus detetado inicialmente na China.

A paciente é oriunda da cidade de Wuhan, na província de Hubei (centro da China), onde o novo vírus foi identificado pela primeira vez, informaram as mesmas fontes, que acrescentaram que a mulher estava de visita à Lapónia, região no extremo norte da Finlândia.

A mulher, de 32 anos, deu entrada num hospital local com sintomas associados ao novo coronavírus (2019-nCoV), que provoca doença respiratória potencialmente grave, como a pneumonia.

Foi a própria paciente que recorreu à unidade hospitalar após ter sentido os primeiros sinais de infeção, referiram as autoridades, que acrescentaram que após a realização de testes a contaminação do vírus foi confirmada.

Segundo fontes do hospital central da Lapónia, citadas pelos 'media' locais, a paciente está estável.

Outras 15 pessoas estão sob observação, uma vez que terão estado expostas a um potencial contágio.

As autoridades da Finlândia, o primeiro país nórdico a registar um caso de contaminação pelo 2019-nCoV, afirmaram que a situação está sob controlo e que o risco de propagação do novo coronavírus no território finlandês é baixo.

A China elevou para 132 mortos e mais de 5.900 infetados o balanço de vítimas do novo coronavírus detetado no final do ano em Wuhan.

As quase 6.000 infeções confirmadas mostram que já foi ultrapassado na China o número de pessoas afetadas durante a epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, na sigla em inglês), que atingiu 5.327 pessoas entre novembro de 2002 e agosto de 2003, segundo dados oficiais.

Além do território continental da China, e agora na Finlândia, foram reportados casos de infeção em Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, Austrália, Canadá, Alemanha, França e Emirados Árabes Unidos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu hoje voltar a convocar, na quinta-feira, o Comité de Emergência para determinar se o surto do novo coronavírus, com origem na China, deve ser uma emergência de saúde pública internacional.

SCA (ER) // ANP

Lusa/Fim

Porto, 29 jan 2020 (Lusa) -- A 40.ª edição do Fantasporto vai começar no dia 25 de fevereiro, com o programa de filmes clássicos, tendo, na abertura oficial, "Adverse", de Brian Metcalf, no dia 28 daquele mês.

"Para salvar a irmã, um motorista tem de se infiltrar num perigoso grupo criminoso, sob indicação de um dos seus passageiros. Com Mickey Rourke ('The Wrestler') e um fabuloso leque de actores, vindo do realizador de 'Living Among Us'", adianta a sinopse de "Adverse".

Segundo o programa do Festival Internacional de Cinema do Porto, o evento prossegue no Rivoli -- Teatro Municipal, até ao dia 08 de março, tendo o filme "Loop", de Bruno Bini, na sessão de encerramento.

Num comunicado assinado pelos responsáveis do Fantasporto, Beatriz Pacheco Pereira e Mário Dorminsky, pode ler-se que 2020 "será um ano de festa, de celebração, de recordação dos grandes nomes do cinema que o Fantas catapultou para o estrelato".

Segundo a organização, foram recebidas candidaturas de filmes de 68 países, dos quais ficaram 37 nacionalidades no programa final.

A edição deste ano vai ainda exibir obras como "Blade Runner", de Ridley Scott, "Dracula", de Francis Ford Coppola, e celebrar os 40 anos de "O Touro Enraivecido", de Martin Scorsese.

No mesmo texto, a organização lamenta o que diz ser o "o soberbo desprezo a que a Cultura de regime vota os agentes culturais independentes", que classifica como "os novos pobres portugueses" e "os sem-abrigo culturais".

TDI // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.