Enfermeiros protestam junto da ARS Norte por descongelamento de carreiras e aumento dos salários

| Norte
Porto Canal

Dezenas de enfermeiros protestaram, na manhã desta quarta-feira, junto da ARS Norte e lutam pelo descongelamento de carreiras e aumento dos salários.

Atualizado 30-01-2020 12:25

De acordo com Fátima Monteiro, do sindicato dos enfermeiros, "há muitos problemas nos cuidados de saúde primários da ARS Norte, mas o que mais descontentamento gera é o não descongelamento das progressões".

A falta de respostas por parte da ARS Norte é um dos motivos que está na base desta manifestação. Fátima Monteiro indica ainda que "na ARS Norte o atraso é brutal e isto mostra a displiscência com que o conselho administrativo da ARS tem tratado este problema."

Os enfermeiros lutam ainda por aumentos salariais uma vez que, na opinião do sindicato dos enfermeiros, representado por Fátima Monteiro, "outra questão centra-se na contagem de pontos. A ARS Norte teima em não considerar o tempo de trabalho anterior à passagem de alguns enfermeiros para os 1201 euros.

Os enfermeiros que passam para a primeira posição remuneratória não há nenhum aumento salarial pois não há alteração da função remuneratória, é um ajustamento salarial, ou seja, é um valor que qualquer enfermeiro aufere quando entra para a profissão".

Fátima Monteiro, do sindicato dos enfermeiros, relembra ainda que "um enfermeiro que hoje entre para a profissão fica a ganhar exatamente o mesmo que um enfermeiro que trabalha há 15, 20 anos".

Os enfermeiros esperam com estes protestos verem as suas reivindicações resolvidas e a "ausência de respostas" aos problemas apresentados por parte da ARS Norte.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.