Enfermeiros protestam junto da ARS Norte por descongelamento de carreiras e aumento dos salários

| Norte
Porto Canal

Dezenas de enfermeiros protestaram, na manhã desta quarta-feira, junto da ARS Norte e lutam pelo descongelamento de carreiras e aumento dos salários.

Atualizado 30-01-2020 12:25

De acordo com Fátima Monteiro, do sindicato dos enfermeiros, "há muitos problemas nos cuidados de saúde primários da ARS Norte, mas o que mais descontentamento gera é o não descongelamento das progressões".

A falta de respostas por parte da ARS Norte é um dos motivos que está na base desta manifestação. Fátima Monteiro indica ainda que "na ARS Norte o atraso é brutal e isto mostra a displiscência com que o conselho administrativo da ARS tem tratado este problema."

Os enfermeiros lutam ainda por aumentos salariais uma vez que, na opinião do sindicato dos enfermeiros, representado por Fátima Monteiro, "outra questão centra-se na contagem de pontos. A ARS Norte teima em não considerar o tempo de trabalho anterior à passagem de alguns enfermeiros para os 1201 euros.

Os enfermeiros que passam para a primeira posição remuneratória não há nenhum aumento salarial pois não há alteração da função remuneratória, é um ajustamento salarial, ou seja, é um valor que qualquer enfermeiro aufere quando entra para a profissão".

Fátima Monteiro, do sindicato dos enfermeiros, relembra ainda que "um enfermeiro que hoje entre para a profissão fica a ganhar exatamente o mesmo que um enfermeiro que trabalha há 15, 20 anos".

Os enfermeiros esperam com estes protestos verem as suas reivindicações resolvidas e a "ausência de respostas" aos problemas apresentados por parte da ARS Norte.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.