Dois mortos após ataque com faca na região chinesa de Xinjiang

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 19 mar (Lusa) - Duas pessoas, incluindo o alegado agressor, morreram em Urumqi, capital da região de Xinjiang, depois de o suspeito ter atacado um polícia da localidade e ter sido abatido posteriormente por outros agentes de segurança, informaram hoje as autoridades locais.

O incidente ocorreu na madrugada de segunda-feira, quando o suspeito, de etnia uigur, atacou um polícia com uma faca e um machado e depois se dirigiu a uma estação de polícia próxima, onde foi abatido a tiro por outros agentes.

O polícia ferido foi transportado para o hospital, onde viria a falecer horas depois.

"Ocorreu logo depois da saída de vários funcionários e polícias de uma reunião no distrito de Xinya Yamalik", disse um polícia à Radio Free Asia (RFA).

No início de março, um grupo de presumíveis terroristas de Xinjiang atacou indiscriminadamente, com facas, passageiros na estação ferroviária de Kunming, causando a morte de 29 deles, a que se juntaram quatro dos atacantes que sucumbiram aos disparos da polícia.

Duas semanas depois, seis pessoas morreram num outro ataque com armas brancas na cidade de Changsha, situação que as autoridades disseram tratar-se de um conflito laboral.

O maior conflito étnico recente em Xinjiang ocorreu no verão de 2009, quando um confronto entre os uigures e os han causou perto de 200 mortos em Urumqi.

FV (EA) // DM.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.