Estaleiros: "Todas as pessoas sofreram uma derrota" - União de Sindicatos

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 mar (Lusa) - A União de Sindicatos de Viana do Castelo (USVC) disse hoje no parlamento que todos os trabalhadores dos estaleiros de Viana "sofreram uma derrota" com o desenrolar do processo, que para muitos foi a situação "mais triste" de toda uma vida.

"Todas as pessoas sofreram uma derrota. Isso é inquestionável. O sentimento é de revolta. Foi a situação mais triste da nossa vida, mesmo nos mais novos", disse Branco Miranda, da USVC, em declarações na comissão de inquérito sobre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

Branco Miranda lembrou aos deputados que esteve mais de 40 anos na empresa e reconheceu a "mágoa" que foi passar por este processo.

Na comissão, que durou cerca de duas horas, a união de sindicatos reforçou a tristeza pela saída do Estado da empresa mas frisou que "ninguém foi violentado a sair" e praticamente todos os trabalhadores aderiram ao processo de rescisões amigáveis.

Os partidos procuraram traçar junto dos sindicalistas uma retrospetiva dos últimos anos de funcionamento dos estaleiros, procurando por exemplo saber a partir de que momento os trabalhadores começaram a sentir que algo poderia estar menos bem com a empresa, nomeadamente com a carteira de encomendas.

"Nos finais de 2008, começos de 2009, começamos a aperceber-nos que algo de mau iria suceder com a empresa", admitiu Branco Miranda perante os parlamentares.

A comissão de inquérito foi criada potestativamente após proposta dos deputados do PCP, do BE e de deputados do PS e tem no seu objeto que deve "indagar" as "circunstâncias e os termos em que foi decidida pelo Governo a extinção da empresa", com o despedimento de todos os seus trabalhadores, e em que foi efetuada a concessão dos respetivos terrenos ao grupo Martifer.

PPF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.