Associação que contesta mina de lítio em Montalegre diz que EIA “embeleza a destruição”

Associação que contesta mina de lítio em Montalegre diz que EIA “embeleza a destruição”
| Norte
Porto Canal

O dirigente da Associação Montalegre Com Vida, que contesta o projeto de exploração de lítio neste concelho, disse à Lusa que o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão, conhecido este sábado, “embeleza a destruição”.

“Mais uma vez, o EIA vem embelezar a destruição, mas nós não acreditamos nada nesse estudo, não acreditamos em nada do que lá diz porque é tudo falso”, afirmou Armando Pinto, depois de esta tarde ter liderado um protesto que juntou cerca de 300 pessoas em Montalegre, distrito de Vila Real, numa altura em que decorre a Feira do Fumeiro, um dos eventos mais emblemáticos desta vila.

O EIA da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”.

O EIA do projeto “Concessão de Exploração de Depósitos Minerais de Lítio e Minerais Associados – “Romano”, elaborado pela Lusorecursos Portugal Lithium, foi entregue em 06 de janeiro à Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O resumo não técnico do documento, a que a agência Lusa teve hoje acesso, conclui que o projeto “possui impactes negativos, no entanto, estes não são significativos, são minimizáveis e a abrangência é apenas local”.

Armando Pinto acha “estranho” que o EIA tenha vindo hoje a público, dia em que a associação tinha o protesto marcado para a praça do município.

“É estranho que a comunicação social tenha acesso ao estudo quando as próprias entidades responsáveis por ele ainda não deram conhecimento dele. É tudo muito estranho”, sublinhou.

Garantindo que vai continuar a lutar contra a exploração do lítio e os danos que esta vai causar nas populações, o dirigente lembrou que, apesar do EIA, haverá ainda uma “série de tramites legais” a serem cumpridos até à efetiva exploração.

O projeto de exploração de lítio, em Montalegre, propõe uma exploração mista, a céu aberto e subterrânea e prevê a criação de uma unidade industrial e de "370 empregos" até 2025, segundo o EIA.

“Esta solução permite reduzir o impacte no ambiente, principalmente no que diz respeito à afetação da paisagem e na redução de emissões, ao mesmo tempo que mantém a viabilidade económica do projeto”, refere o documento.

A concessão corresponde a uma área de 825,4 hectares, inseridos nas freguesias de Morgade e Sarraquinhos, no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, e está a ser alvo de contestação da população local que aponta preocupações ao nível da dimensão da mina e consequências ambientais, na saúde e na agricultura.

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).