Banco de Portugal retirou 8.923 notas contrafeitas de circulação no 2.º semestre

Banco de Portugal retirou 8.923 notas contrafeitas de circulação no 2.º semestre
| Economia
Porto Canal com Lusa

O Banco de Portugal (BdP) retirou 8.923 notas contrafeitas de circulação no segundo semestre, mais 1.496 do que no primeiro semestre, segundo dados hoje divulgados.

De acordo com a nota publicada no seu 'site', o BdP sinaliza, no entanto, que "o número de notas contrafeitas apreendidas continua a ser residual em relação à quantidade de notas em circulação".

O maior número de notas contrafeitas foi de 20 euros (3.279) e de 50 euros (3.228), tendo ainda sido apreendidas 188 notas de 100 euros, 1.469 notas de 200 euros e 260 de 500 euros.

Segundo o BdP, registou-se um incremento no número de contrafações de baixa qualidade apreendidas, "as quais podem ser facilmente identificadas utilizando o método 'Tocar -- Observar -- Inclinar'".

O regulador alerta, a propósito, que uma nota contrafeita não pode ser trocada por uma nota genuína e que "quem aceitar uma nota contrafeita como se de uma nota autêntica se tratasse não poderá recuperar o seu valor".

"Por essa razão, os utilizadores devem verificar as notas quando as recebem", indica, referindo que o Banco de Portugal, através da sua rede regional, disponibiliza formação, para diferentes públicos, sobre o conhecimento da nota de euro.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.