CDS acusa Eduardo Cabrita de estar perder condições para continuar no Governo

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 jan 2020 (Lusa) -- O CDS-PP pediu hoje a audição parlamentar do ministro da Administração Interna para "retratar-se" do que disse sobre os polícias comprarem equipamento do seu bolso porque querem, dizendo que começa a perder condições para continuar.

"É uma última oportunidade para o ministro esclarecer e até retratar-se daquilo que disse. Se não o fizer, começa a não ter condições nenhumas para assumir este seu mandato", afirmou à agência Lusa o deputado centrista Telmo Correia.

Questionado se o CDS defende a demissão do ministro Eduardo Cabrita, Telmo repetiu a frase: "Não estou a antecipar nada. Estou a dizer que o ministro deve vir rapidamente ao parlamento e que essa vinda será uma última oportunidade."

Em causa estão declarações do ministro numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, no domingo, na qual Eduardo Cabrita é questionado sobre as notícias que dão conta de agentes policiais "que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso".

"Compram porque o querem e não têm nenhuma necessidade de o fazer. É preciso dizê-lo com toda a transparência. Há matérias que são diferentes, que são fardamento, em que há um subsídio. Mas o que é considerado como necessário pelos comandos é aquilo que é atribuído", respondeu.

Para o deputado do CDS, estas "são declarações obviamente inaceitáveis, até porque são falsas" e de "uma total irresponsabilidade" num Ministério, como o da Administração Interna, onde é "um comandante" e "primeiro responsável numa cadeia hierárquica que garante a segurança dos portugueses".

Segundo os centristas, estas são afirmações, no mínimo, "ofensivas para as mulheres e os homens que servem as forças de segurança".

Dado que a Assembleia da República está a debater o Orçamento do Estado, que tem votação final global para 06 de favereiro, a audição de Eduardo Cabrita, a ser aceite pela comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, só se realizará depois dessa data.

NS // ACL

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.