Aprovado lançamento do concurso para transporte público na Área Metropolitana do Porto

Aprovado lançamento do concurso para transporte público na Área Metropolitana do Porto
| Norte
Porto Canal com Lusa

Comissão Executiva da Área Metropolitana do Porto (AMP) aprovou, esta quinta-feira, o lançamento do concurso público internacional para o serviço de transporte público rodoviário naquele território, cuja conclusão chegou a estar prevista para abril de 2019.

Em comunicado, aquele órgão explica "trata-se de um concurso público internacional, sem prévia qualificação, por aquisição de prestação de serviços, organizado por lotes que correspondem a áreas geográficas do território da AMP, uma rede de linhas com mais de 33 milhões de quilómetros e um contrato com duração de 7 anos”.

O processo de contratualização que vai ser aberto teve um parecer prévio vinculativo positivo por parte da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, devendo agora ser publicado em Diário da República.

De acordo, com a mesma nota, o concurso terá um modelo de bilhética que conjuga a solução Sistema Intermodal Andante e o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), podendo a AMP, com este concurso, "assegurar uma monitorização e avaliação de toda a operação".

"Traduz-se numa verdadeira mudança de paradigma da mobilidade e na melhoria das condições para a AMP e para os seus cidadãos", conclui a entidade em comunicado.

A conclusão do concurso para o transporte público rodoviário na AMP foi adiada por várias vezes. Inicialmente, o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, acreditava que o mesmo podia estar pronto em abril, contudo, a sua conclusão acabou por ser adiada, primeiramente para maio, depois para junho e julho e por último para o mês de outubro.

Na reunião de 25 de outubro da AMP, data em que foi aprovado o concurso, Eduardo Vítor Rodrigues referiu que o lançamento do procedimento concursal aguardava o parecer da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), devendo ser lançado ainda em novembro, o que também não se veio a verificar.

Os sucessivos adiamentos obrigaram a prorrogações dos contratos de concessões em vigor nos vários concelhos da AMP, que terminaram no dia 02 de dezembro e que deverão manter-se até nova decisão de adjudicação.

O novo concurso prevê a uniformização da frota numa marca única para os 17 concelhos, bem como a uniformização da bilhética e das tarifas.

Para além disso, o caderno de encargos que coloca a concurso cinco lotes, um por cada empresa, prevê ainda uma diminuição gradativa da idade média da frota ao longo dos 7 anos da concessão.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.