Concertos solidários para ajudar famílias que precisam em Bragança

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 14 jun (Lusa) -- O Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires, em Bragança, vai promover três concertos solidários à procura de donativos para tentar ultrapassar as dificuldades em dar resposta aos pedidos de ajuda crescentes.

Em apenas um ano, os pedidos de bens alimentares aumentaram 50% e as despensas da instituição ligada à Igreja Católica ficaram vazias, como alertou, em maio, a técnica Carla Pires.

Em tempos de crise, são cada vez menos os que podem dar e o centro decidiu aproveitar o mote da animação que está associada ao verão para procurar donativos, promovendo concertos solidários com a ajuda de bandas locais.

O primeiro concerto decorre, no sábado, no Auditório Paulo Quintela, com um preço de entrada de "uma a cinco ajudas" (um a cinco euros), mas que pode ir até ao valor que o auditório entender, como disse à Lusa Carla Pires.

O apelo é: "ajude as famílias que mais precisam".

Para os meses de julho e agosto estão agendados mais dois concertos solidários.

A instituição está a apoiar perto de 200 famílias e dispõe também de um refeitório social que tem a capacidade lotada.

A maior dificuldade que o centro enfrente é a falta de leite porque está a apoiar famílias com crianças que só conseguem alimentar os filhos com o que vão buscar à instituição.

Este centro social nasceu para combater a pobreza de bairros pobres da cidade como o da Coxa e Formarigos, mas agora enfrenta "outro tipo de pobreza: a de casais que de repente ficaram sem qualquer tipo de recurso".

Independente das dificuldades que enfrenta, a instituição dá "sempre apoio", o que consegue através do trabalho em rede com outras instituições ligadas à Igreja que são agora geridas em comum por determinação da Diocese de Bragança-Miranda para aproveitar sinergias.

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.