Bairro Português, do Porto, divulga artesanato de 30 criadores

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 14 jun (Lusa) -- O Bairro Português, uma "cooperativa artística" de promoção e divulgação do artesanato português que acaba de abrir no Porto, é um espaço onde cabe o trabalho de 30 criadores nacionais, disse hoje fonte ligada à iniciativa.

A ideia surgiu em abril quando três artesãs se juntaram para criar um espaço onde pudessem promover e divulgar o seu trabalho e de outros criadores.

Em declarações à agência Lusa, Anabela Romano, uma dessas responsáveis, explicou que o objetivo é vender "peças portuguesas, feitas à mão, e de preferência peças únicas".

Cerâmica, escultura, ilustrações, encadernação, carteiras, joalharia, bijutaria com botões ou legos, rendas antigas ou cestaria em papel de jornal são alguns dos trabalhos que se pode encontrar no espaço situado na rua de Belmonte, no Porto.

"As técnicas tradicionais, a reciclagem de materiais e a ecologia nos produtos" foram algumas das prioridades para as responsáveis do Bairro Português.

Esta "plataforma artística", que pretende ser "mais que uma loja de exposição de artesanato", alberga neste momento 30 artesãos nacionais, dos 20 aos 50 anos de idade, e funciona num processo rotativo.

"A aceitação tem sido boa e temos já uma lista de espera com mais de uma dezena de criadores", afirmou Anabela Romano.

O projeto inclui também um espaço solidário.

"De dois em dois meses é escolhida uma associação de solidariedade social e tentamos que os criadores façam a doação de peças ou uma percentagem das suas vendas para reverter a favor dessa instituição", explicou Anabela Romano.

O nome "Bairro Português" nasceu da necessidade de implementar algo "abrangente e tipicamente português", que transmitisse "a familiaridade dos bairros de antigamente".

MAZM/JGJ // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).