Portugal regressa aos mercados na próxima semana e pretende emitir até 1.500ME

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 jun (Lusa) - O IGCP, a agência que gere a dívida pública, vai realizar dois leilões na próxima semana com maturidade a 6 e a 18 meses, em montante até aos 1.500 milhões de euros.

Em comunicado hoje emitido, o IGCP informa que, na próxima quarta-feira pelas 10:30, vai realizar dois leilões de Bilhetes do Tesouro de curto prazo, que vencem a 20 de dezembro deste ano e a 19 de dezembro de 2015, respetivamente.

No total, a agência espera colocar no mercado um montante indicativo que oscila entre os 1.250 milhões de euros e os 1.500 milhões de euros.

A 15 de maio, o Tesouro português colocou mais 1.750 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro, a totalidade do montante pretendido, garantindo um juro mais baixo na maturidade a 12 meses.

No mesmo dia, o presidente do IGCP, João Moreira Rato, disse no parlamento que falta preencher necessidades de financiamento para 2014 no valor de 9 mil milhões de euros, de um total de 20,9 mil milhões.

Falando durante uma audição parlamentar, o responsável confirmou que as necessidades de financiamento de Portugal para 2013 estão asseguradas e que, em termos de tesouraria, Portugal se encontra numa situação "confortável".

ND (ICO) // PDF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.