Info

Concursos de obras públicas lançados até novembro aumentam 67% para 3.731 ME

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 30 dez 2019 (Lusa) - Os concursos de obras públicas lançados até novembro aumentaram 67% face ao mesmo período de 2018, para 3.731 milhões de euros, e os contratos celebrados subiram 14% para 2.270 milhões de euros, informou hoje a AICCOPN.

Segundo o Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), até novembro foram lançados "nove concursos com um preço base superior a 50 milhões de euros, que totalizam 1.016 milhões de euros, isto é, 27% do total registado.

Por comparação, em 2018, o número de contratos com preço base superior a 50 milhões foi de apenas cinco, que somaram 634 milhões de euros, ou seja 60% menos do que o registado este ano.

Até novembro, o total de contratos celebrados no âmbito de concursos de empreitadas de obras públicas situou-se nos 1.751 milhões de euros, mais 26% em termos homólogos.

"Apesar deste crescimento, este valor representa menos de metade do total de concursos promovidos, ou seja, objeto de anúncio de abertura de procedimento", segundo a AICCOPN.

Nos 11 primeiro meses deste ano há a assinalar que os contratos de empreitadas celebrados por ajustes diretos e consultas prévias atingiram os 429 milhões de euros, tendo recuado 4% face a 2018.

JS // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Covid-19: Setores têxtil, vestuário e calçado "preocupados" com prolongamento da crise

Os setores têxtil, vestuário e calçado estão "preocupados" com o eventual impacto de um prolongamento da crise do coronavírus, admitindo que poderá levar a quebras no fornecimento de matérias-primas e de encomendas provenientes da Ásia.

UE/Orçamento: Conselho Europeu termina em Bruxelas sem acordo

O Conselho Europeu extraordinário em Bruxelas consagrado ao orçamento plurianual da União para 2021-2027 terminou sem acordo, apenas cerca de 20 minutos após os líderes se terem sentado novamente à mesa para discutir a nova proposta, revelaram fontes europeias.

Luanda Leaks: Efacec garante "todas as condições" para pagar salários e a fornecedores

O Conselho de Administração da Efacec Power Solutions garantiu hoje que tem "uma gestão independente e reúne todas as condições para honrar os compromissos acordados" com todos os colaboradores e fornecedores, "não estando colocada a possibilidade" de incumprimento.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.