Concursos de obras públicas lançados até novembro aumentam 67% para 3.731 ME

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 30 dez 2019 (Lusa) - Os concursos de obras públicas lançados até novembro aumentaram 67% face ao mesmo período de 2018, para 3.731 milhões de euros, e os contratos celebrados subiram 14% para 2.270 milhões de euros, informou hoje a AICCOPN.

Segundo o Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), até novembro foram lançados "nove concursos com um preço base superior a 50 milhões de euros, que totalizam 1.016 milhões de euros, isto é, 27% do total registado.

Por comparação, em 2018, o número de contratos com preço base superior a 50 milhões foi de apenas cinco, que somaram 634 milhões de euros, ou seja 60% menos do que o registado este ano.

Até novembro, o total de contratos celebrados no âmbito de concursos de empreitadas de obras públicas situou-se nos 1.751 milhões de euros, mais 26% em termos homólogos.

"Apesar deste crescimento, este valor representa menos de metade do total de concursos promovidos, ou seja, objeto de anúncio de abertura de procedimento", segundo a AICCOPN.

Nos 11 primeiro meses deste ano há a assinalar que os contratos de empreitadas celebrados por ajustes diretos e consultas prévias atingiram os 429 milhões de euros, tendo recuado 4% face a 2018.

JS // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.