Novos navios-hotel da DouroAzul vão gerar 80 novos postos de trabalho

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 14 mar (Lusa) - A DouroAzul recebeu hoje dois novos navios-hotel que custaram 25 milhões de euros e representam a criação de cerca de 80 novos postos de trabalho, disse à Lusa o dono da empresa de cruzeiros fluviais, Mário Ferreira.

As duas embarcações foram construídas em menos de um ano nos estaleiros da Navalria, do grupo Martifer, em Aveiro, e deverão começar a navegar no rio Douro durante este mês.

Segundo o empresário Mário Ferreira, os dois navios irão operar em exclusivo para o mercado norte-americano e os lugares "estão vendidos previamente até 2020".

As duas novas embarcações serão inauguradas no próximo dia 21 e terão como madrinhas a fadista Ana Moura e Laura Ferreira, mulher do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

"Será uma festa muito portuguesa para demonstrar e exemplificar o trabalho feito pelos portugueses nestes navios", afirmou o empresário portuense.

As embarcações, batizadas de Viking Hemming e Viking Torgil, têm capacidade para 106 passageiros cada, distribuídos por 53 cabines e suites.

Na sua construção foram utilizados 1.300 toneladas de aço, 10 toneladas de vidro, 27 quilómetros de tubos, 16 mil litros de tinta e 270 quilómetros de cabos elétricos.

Com estes dois navios, a DouroAzul aumenta a sua frota de navios-hotel para dez embarcações, com capacidade para transportar cerca de mil passageiros por semana ao longo do Douro.

Em 2013, o grupo DouroAzul transportou mais de 22 mil passageiros em navio-hotel, registando nesse ano um volume de negócios na ordem dos 24 milhões de euros.

Este ano, com a entrada ao serviço das novas embarcações, a empresa prevê atingir 34 milhões de euros em receitas.

JYDN // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.