Milhares de espécies protegidas de tartarugas de Madagáscar são mensalmente contrabandeadas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Antananarivo, 14 mar (Lusa) -- Milhares de espécies protegidas de tartarugas estão a ser mensalmente contrabandeadas de Antananarivo, capital de Madagáscar, para mercados asiáticos onde são usadas como remédios ou animais de estimação, denunciou hoje o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

Citando dados de uma recente pesquisa da organização, a diretora do WWF em Madagáscar, Anitry Ny Aina Ratsifandrihamanana, estimou que entre "93 e 2.800 tartarugas" são capturadas por mês por pessoas que conseguem colocá-las fora das fronteiras malgaxes.

Mas "a extensão da caça ilegal e do tráfico é mais grave", disse Anitry Ny Aina Ratsifandrihamanana, citada pela AFP.

Dados de um estudo da WWF feito em 2005 indicavam que 60 mil pequenos invertebrados foram traficados naquele ano, a nível nacional e internacional, " o que perfaz uma média mensal de 5.000 tartarugas vítimas de tráfico".

"Este ano podemos esperar um aumento por causa das crises recentes", disse, no entanto, a coordenadora da WWF em Madagáscar, Tiana Ramahaleo, citada pela AFP.

Na terça-feira, um malgaxe foi preso por tentar contrabandear 127 tartarugas recém-nascidas no Aeroporto Internacional de Antananarivo, uma semana depois da prisão de um cidadão russo que também estava a tentar vender ilegalmente 50 tartarugas recém-nascidas no mesmo aeroporto.

A maior parte das espécies protegidas de tartarugas de Madagáscar são vendidas na Ásia, nos Estados Unidos e também na vizinha África do Sul.

MMT // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.