Barragem de nove milhões de euros para regadio em Carrazeda de Ansiães

| Norte
Porto Canal com Lusa

Carrazeda de Ansiães, Bragança, 05 nov 2019 (Lusa) -- O município de Carrazeda de Ansiães quer reforçar o regadio com uma barragem de nove milhões de euros que irá servir, sobretudo, os pomares de maçã característica desta zona do distrito de Bragança, revelou hoje o presidente.

O autarca João Gonçalves adiantou à Lusa que a candidatura a financiamento foi apresentada em meados de novembro e destina-se à construção da barragem no Lugar da Veiga, junto da vila de Carrazeda de Ansiães, e de parte do perímetro de rega.

Segundo explicou, o perímetro tem 700 hectares e esta candidatura contempla mais de metade, a parte concretamente em que a água correrá por gravidade. No restante perímetro de rega, será preciso instalar equipamento para elevar a água e ficará para uma fase posterior.

A câmara assume 10% do investimento necessário para o projeto e o presidente espera que a candidatura aos programas nacionais de apoio ao setor seja aprovada por ser considerada "muito importante para o concelho.

"Podia ser um instrumento muito importante para fixar jovens agricultores", defendeu o presidente da câmara, apontando o interesse que tem surgido no concelho pelas principais culturas, nomeadamente a da maçã.

Os pomares deste fruto, que se estendem por cerca de 700 hectares, duplicaram nos últimos anos e serão os mais beneficiados com a nova barragem, segundo o presidente da câmara.

O município ribeirinho dos rios Douro e Tua é tipicamente rural e explora uma grande variedade de recursos agrícolas, onde o vinho, o azeite e a maçã constituem os produtos de maior rentabilidade económica, movimentando mais de 20 milhões de euros por ano, segundo contas do município.

O reforço do regadio é uma reivindicação antiga do concelho e uma das prioridades do programa eleitoral de João Gonçalves, eleito pelo PSD, em 2017.

Poucos meses depois de tomar posse, o autarca contratou uma empresa para realizar um estudo dos locais onde poderiam ser construídos açudes e uma nova barragem para garantir no futuro água para o desenvolvimento da agricultura.

O projeto da nova barragem resulta das soluções apontadas e será o maior investimento dos próximos anos neste concelho.

HFI//LIL

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.