Campanha anti-corrupção "vai continuar com perseverança", garante PM chinês

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 13 mar (lusa) - O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, prometeu hoje "tolerância zero" com os funcionários corruptos e assegurou que a campanha anti-corrupção, que no último ano atingiu mais de uma dezena de altos quadros do Partido Comunista, "vai continuar com perseverança".

"O Governo está firme na sua vontade e determinação para combater a corrupção do China", disse Li Keqiang no Grande Palácio do Povo, em Pequim.

Numa conferência de imprensa transmitida em direto pela rádio e televisão, Li Keqiang caracterizou a corrupção como "o inimigo natural do governo popular".

"A China é um país sob o primado da lei. Toda a gente é igual perante a lei", disse.

Em 2013, Bo Xilai, um antigo membro do Politburo do Partido Comunista Chinês, foi condenado a prisão perpétua por corrupção e abuso do poder, mas o processo foi associado a uma alegada luta interna pelo poder.

"Independentemente da posição que ocupa, quem violar a disciplina do Partido e a lei do país será punido de acordo com a lei", afirmou o primeiro-ministro chinês.

A corrupção é uma das principais fontes de descontentamento popular na China.

Após o último congresso do PCC, em novembro de 2012, a nova liderança do partido adotou o combate à corrupção como um das suas prioridades, prometendo "combater as pequenas moscas e os grandes tigres".

AC // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.