Trânsito na Calçada da Pena em Sintra apenas para veículos autorizados

| País
Porto Canal com Lusa

Sintra, Lisboa, 03 dez 2019 (Lusa) -- A Câmara Municipal de Sintra aprovou hoje, em reunião, o condicionamento do trânsito automóvel na Calçada da Pena, permitindo apenas a circulação a viaturas autorizadas, por não conseguir garantir o acesso aos meios de socorro e segurança naquele local.

Em comunicado à imprensa, a autarquia refere que a decisão, que será implementada este mês, "resulta, principalmente, da impossibilidade de garantir a circulação de meios de socorro e a segurança da circulação automóvel e pedonal nas estradas de acesso aos pontos de interessa na Serra [de Sintra]".

De acordo com a Câmara de Sintra, só vão poder circular apenas viaturas autorizadas pela autarquia, como residentes, meios de socorro, táxis e forças de segurança.

As viaturas impossibilitadas de aceder à Calçada da Pena vão poder usar, de forma gratuita, o parque de estacionamento periférico na Cavaleira, que possui mais de 1.500 lugares de estacionamento.

A partir do parque de estacionamento, as pessoas terão acesso a 'tranfers', "a preços reduzidos", para os monumentos.

A Câmara Municipal de Sintra refere também que serão criados locais para a tomada e largada de passageiros, para que os veículos não o façam na via.

Na estrada dos Capuchos, passará a existir um sentido único de circulação no sentido poente-nascente.

O sentido único acontece desde o entroncamento da estrada dos Capuchos com a estrada da Calçada de Pena até ao Chalet da Condessa d'Edla.

Junto ao Chalet da Condessa d'Edla será criada uma zona de inversão de marcha para quem acede desde poente.

Na nota, a autarquia assinala ainda que vai ser colocada sinalização na estrada dos Capuchos.

A sinalização vai informar que a estrada dos Capuchos passará a ser uma via sem saída, bem como indicar a possibilidade de realização da inversão do sentido de marcha.

Situada na Serra de Sintra, a Calçada da Pena dá acesso a vários monumentos como o Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Chalet da Condessa D'Edla e Convento dos Capuchos.

JML // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.