Guiné-Bissau/Eleições: Domingos Simões Pereira na primeira posição nos boletins para a segunda volta

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bissau, 03 dez 2019 (Lusa) - Um sorteio hoje realizado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) determinou que Domingos Simões Pereira será o número um nos boletins do voto para a segunda volta das presidenciais, marcadas para o dia 29.

Umaro Sissoco Embaló, o outro candidato que vai disputar a segunda volta, vai ficar na segunda posição nos boletins.

O sorteio ainda deteminou que Sissoco Embaló será o primeiro no uso dos tempos de antena na rádio e televisão da Guiné-Bissau.

As fotografias usadas pelos dois candidatos na primeira volta serão as mesmas a serem utilizadas nos boletins para a segunda volta.

O presidente da CNE, José Pedro Sambu, observou que o passo seguinte é a produção dos boletins de voto em Portugal.

Na primeira volta disputada em 24 de novembro, Domingos Simões Pereira, apoiado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) foi o candidato que obteve maior percentagem de votos, 40,13%.

Umaro Sissoco Embaló, apoiado pelo Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), foi o segundo mais votado e obteve 27,65% dos votos.

A campanha eleitoral para a segunda volta das presidenciais começa no dia 13 e vai decorrer até dia 27 de dezembro.

MB // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.