Sete pessoas condenadas a quatro anos de prisão por incidentes na TV do Equador

| Mundo
Porto Canal / Agências

Quito, 13 mar (Lusa) - Sete pessoas foram condenadas a quatro anos de prisão por incidentes ocorridos num canal público da televisão do Equador, em 2010, no dia em que o Presidente do país, Rafael Correa, esteve retido por várias horas, informou, na quarta-feira, a Procuradoria-Geral.

De acordo com o responsável pelo caso, a 30 de setembro de 2010 os acusados "irromperam violentamente no interior do Equador TV, destruíram bens estatais e paralisaram o serviço público de telecomunicações".

Os incidentes ocorreram no contexto dos protestos protagonizados por centenas de polícias que reclamavam melhorias salariais, que mantiveram retido durante quase todo o dia num hospital Rafael Correa, libertado à noite no âmbito de uma operação de forças especiais do Exército.

O Equador TV era o único meio de comunicação autorizado nesse dia informar sobre a insubordinação policial, pelo que "se tornou evidente o facto de que a intenção dos acusados era alterar a ordem pública, destruindo bens e amedrontando os funcionários do Canal", referiu a procuradoria numa nota, citada pela Efe.

A procuradoria sublinhou, por outro lado, que as provas apresentadas confirmam que os acusados "conseguiram suspender a programação do canal público e, através do mesmo, incitaram, de seguida, ao apoio [a esses oficiais], o que alterou a paz social".

As sete pessoas - de um total de 13 acusados - foram condenadas por sabotagem.

Os outros quatro acusados estão a monte, dois dos quais fora do Equador, em situação de exílio político.

DM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.