ESPECIAL CANDIDATURAS
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS
Projeto Parceria
Porto Canal
Info

Documentário "Transnistra", de Anna Eborn, conquista Grande Prémio Porto/Post/Doc

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 30 nov 2019 (Lusa) -- O documentário "Transnistra", da realizadora Anna Eborn, é o vencedor do Grande Prémio do festival Porto/Post/Doc, que encerra no domingo, tendo sido considerado pelo júri uma "experiência inesquecível", revelou hoje a organização, em comunicado.

A declaração do júri justifica o galardão pela "pela extrema sensibilidade que a cineasta teve ao abordar um universo tão frágil, compreendendo o processo de 'coming of age' [amadurecimento] através de uma linguagem cinematográfica muito essencial e intensa", e "pelo retrato de Tania entre os meninos, o modo como explora a sua sexualidade, em completa liberdade, sem qualquer vergonha ou julgamento de alguém ao redor", que, considera o júri, "faz deste filme uma experiência inesquecível".

A decorrer desde dia 23 de novembro, o festival de documentário passou pelo Porto e, pela primeira vez, também por Braga, com exibições de filmes em vários espaços das cidades.

O Porto/Post/Doc, que já tem nova edição anunciada para 2020, centrou este ano a sua programação nas questões identitárias.

O júri entregou ainda a "The Science of Fictions", de Yosep Anggi Noen, o prémio Companhia das Culturas / Fundação Pereira Monteiro para melhor realizador emergente.

"Com uma alegria comunicativa, o filme joga com elementos clássicos do cinema, usando luz e ritmo para criar magia, enquanto traça um retrato humano e político de uma alma solitária", justificou o júri.

O Prémio Cinema Novo, atribuído pelo Canal 180, foi para "Terril", de Bronte Sthal, pela "originalidade do tratamento cinematográfico na abordagem de uma temática central do nosso tempo: a questão ambiental".

O documentário "Shooting the Mafia", de Kim Longinotto, conquistou o Prémio Teenage, uma escolha "óbvia e unânime" para o júri, "pela sua ligação entre a representatividade feminina e cultural através da qual criou uma narrativa imersiva, comovente e impactante, que fez jus à notável direção artística".

IMA (TDI/PFT) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Social em Vila Nova de Famalicão com seis a 10 infetados com Covid-19 suspende valências

O Centro Social Paroquial de Ribeirão, em Vila Nova de Famalicão, decidiu suspender a atividade de algumas das suas valências, depois de “entre seis a dez” funcionários terem acusado positivo para a covid-19, confirmou esta quinta-feira o Porto Canal junto da instituição.

Idoso morreu na sequência do despiste do trator que conduzia em Barcelos

Um homem com cerca de 90 anos morreu hoje na sequência do despiste de um trator que conduzia em Parque, Barcelos, disse fonte dos bombeiros.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.