Marcelo visita Banco Alimentar e apela à participação na "rede social de carne e osso"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 29 nov 2019 (Lusa) - O Presidente da República visitou hoje o Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa e apelou à participação na campanha de recolha de alimentos no fim de semana, descrevendo-a como uma "rede social de carne e osso".

Durante a visita à sede do Banco Alimentar, acompanhado pela presidente da instituição em Lisboa e a nível nacional, Isabel Jonet, Marcelo Rebelo de Sousa disse que "é este tipo de redes que faz viver o tecido social português onde o Estado não chega" e pediu a todas as pessoas que "não deixem de contribuir" na medida das suas possibilidades.

"[A campanha] começa às oito da manhã, dura todo o fim de semana, está por todo o país, contempla praticamente meio milhão de beneficiários, o que é muito numa população de dez milhões", referiu, considerando que "quem puder dar apenas um produto, pequeno que seja, está a contribuir porventura até mais do que quem pode muito mais e dá menos do que devia poder dar".

O chefe de Estado declarou que, como é habitual, tenciona contribuir pessoalmente para esta campanha, desta vez com compras em "seis ou sete sítios" entre Cascais e Lisboa, "muito diferentes, uns são grandes superfícies, outros são médias superfícies, outros são pequenas superfícies", no sábado e no domingo.

"É evidente que isto é fundamental, porque a pobreza combate-se, não com teorias, não com discursos, mas fazendo chegar alimentos a quem precisa para se alimentar - entre outras coisas, bem entendido", defendeu.

Marcelo Rebelo de Sousa assinalou que o Banco Alimentar "existe há 58 campanhas, o que quer dizer 30 anos" e observou: "É impressionante, são décadas da vida do país".

Pegando no lema desta campanha, "rede social real", o Presidente da República descreveu a iniciativa como "uma rede social de carne e osso", que inclui "os voluntários que lá estão, as pessoas que dão, as instituições que recebem, e os beneficiários das instituições, que são os últimos destinatários".

É uma rede "real, não fictícia, não virtual, não à distância", em que as pessoas "têm a noção de que aquilo que partiu de umas mãos chega a outras mãos concretas", acrescentou.

Por sua vez, Isabel Jonet realçou que as campanhas dos 21 bancos espalhados pelo país, que integram a Federação Portuguesa dos Bancos Contra a Fome, a que preside, não seriam possíveis sem os voluntários - 40 mil, no caso desta campanha, em que os alimentos serão depois entregues por intermédio de 2.600 instituições de solidariedade social.

"Esta é a maior ação de voluntariado que há em Portugal", afirmou.

Questionada se as grandes superfícies contribuem também de alguma forma para a campanha, Isabel Jonet respondeu: "Sim. Por vezes há essa perceção de que quem ganha com as campanhas do Banco Alimentar são as cadeias de distribuição, mas essa é uma ideia incorreta".

"As cadeias de distribuição dão uma percentagem daquilo que vendem - e nós temos todos os produtos pesados por origem, sabemos exatamente qual é a quantidade em quilos que entra de cada supermercado, de loja, mesmo, e estamos a falar de duas mil lojas. E todas as cadeias de distribuição têm uma participação em alimentos no final de campanha", prosseguiu, mencionando que, além disso, oferecem materiais e suportam publicidade.

Isabel Jonet destacou o facto de esta campanha ter como novidade a recolha de alimentos "nos estádios de futebol onde há jogos neste fim de semana" e chamou a atenção para a possibilidade de se participar com donativos através da Internet.

Por outro lado, salientou que, por preocupação com o ambiente, nesta campanha vão ser usados "sacos de reutilização, para diminuir o consumo de sacos", juntamente com sacos de papel, quando anteriormente se chegou a utilizar "um milhão de sacos de plástico".

IEL // LFS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.