PSD: Primeiro debate entre Rio, Montenegro e Pinto Luz em 04 de dezembro na RTP

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 nov 2019 (Lusa) -- O primeiro debate entre os candidatos à liderança do PSD Rui Rio, Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz vai realizar-se na próxima semana, em 04 de dezembro, na RTP, disseram hoje à Lusa fontes das três candidaturas.

As candidaturas chegaram hoje a acordo sobre o primeiro debate (poderão existir outros, mas ainda não há dias nem modelos consensualizados), que coincidirá com a data do aniversário da morte do fundador do partido, Francisco Sá Carneiro, em 04 de dezembro de 1980, e que todos os anos é assinalada pelo PSD.

Em 2018, realizaram-se três debates entre os então dois candidatos à liderança do PSD - Rui Rio e Pedro Santana Lopes -, dois televisivos e um radiofónico.

Há dois anos, os debates foram motivo de polémica na campanha interna, depois de Pedro Santana Lopes ter proposto logo na apresentação da candidatura que as estruturas distritais e regionais do PSD realizassem debates, o que, no limite, poderia resultar em 21 frente a frente.

A proposta foi imediatamente rejeitada por Rui Rio, por considerar que a campanha não deveria "ser transformada num espetáculo ambulante pelo país fora".

Na altura, os três debates que acabaram por acontecer realizaram-se apenas em janeiro - um na RTP, outro na TVI e outro nas rádios.

Em 2010, as anteriores diretas em que houve disputa, na altura entre quatro candidatos, realizaram-se três frente-a-frente (entre Passos Coelho e Paulo Rangel, entre Rangel e Aguiar-Branco e entre este e Passos) e um debate com os quatro candidatos, incluindo o advogado Castanheira Barros.

As eleições diretas para escolher o próximo presidente do PSD realizam-se em 11 de janeiro, com uma eventual segunda volta uma semana depois, e o congresso está marcado para entre 07 e 09 de fevereiro, em Viana do Castelo.

SMA // ACL

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.