Porto/Post/Doc abre hoje edição focada na identidade

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 23 nov 2019 (Lusa) -- A sexta edição do festival Porto/Post/Doc começa hoje, num evento que, até 01 de dezembro, se abre "à multiplicidade das identidades" da atualidade.

"Em 2019 olhamos para dentro, que é o mesmo que dizer: o Porto/Post/Doc abre-se à multiplicidade das identidades. Como festival, olhar para dentro é projetar a luz da diversidade que nos compõe no escuro da sala. Todos os tempos dos filmes, longas, médias e curtas-metragens, puros documentários, impuras ficções, competições várias e animações. Mas para abrirmos as portas dos cinemas Rivoli e Passos Manuel tivemos antes de parar e refletir sem espelhos as nossas e as vossas identidades", pode ler-se na página do festival.

Distribuído por vários espaços do Porto e, este ano pela primeira vez, também por Braga, o Porto/Post/Doc tem entre os destaques de hoje a exibição, no Grande Auditório do Rivoli, de "Marianne & Leonard: Words of Love", de Nick Broomfield, sobre a relação entre o cantor e poeta Leonard Cohen e a sua "musa norueguesa" Marianne Ihlen.

Também hoje são exibidos, entre outros, filmes como "Viveiro", de Pedro Filipe Marques, premiado no DocLisboa deste ano, e "Ave Rara", de Vasco Saltão, que venceu a competição nacional no Curtas de Vila do Conde.

A competição internacional do festival inclui nove longas-metragens "que desafiam as fronteiras do género documental, espelhando e ficcionando o estado do mundo", segundo o festival, e que vão de "Lillian", de Andress Horvath, a "Transnistra", de Anna Eborn.

Ben Rivers e Anocha Suwichakornpong, que apresentam "Krabi, 2562", filme rodado na Tailândia em torno do fenómeno da gentrificação no sudoeste do país, e Kim Longinotto que, com "Shooting the Mafia", leva ao Porto as memórias de uma fotojornalista italiana e da luta travada contra a máfia siciliana, são realizadores cujos documentários se destacam na seleção.

"A edição deste ano trabalha as questões identitárias. A nossa vontade de explorar este tema é uma vontade muito expressa na programação", afirmou o diretor Dario Oliveira aquando da apresentação do Porto/Post/Doc, altura em que também anunciou que em 2020 haverá uma nova secção no festival, exatamente dedicada a este tema.

Quanto à secção Highlights, esta conta com antestreias nacionais como "O Filme do Bruno Aleixo", de João Moreira e Pedro Santo, e "Cães que Ladram aos Pássaros", de Leonor Teles, realizadores que estarão presentes na cerimónia de entrega de prémios, a 30 de novembro.

Destaque, ainda, para "Andrey Tarkovsky: A Cinema Prayer", realizado por Andrey A. Tarkovsky, filho do cineasta russo, ou para "Zé Pedro Rock'n'roll", de Diogo Varela Silva, documentário recém-distinguido no festival DocLisboa com o prémio do público.

O "Fórum do Real", secção de debates complementados com filmes, terá três mesas: a "Da Terra", com o geógrafo Álvaro Domingues, o realizador Ben Rivers e a antropóloga Susana de Matos, a "Da Imagem", com a realizadora Chistiana Perschon, o investigador Daniel Ribas e o crítico Pedro Mexia, bem como "Do Pensamento", com o ensaísta António Guerreiro, a filósofa Marie-José Mondzain e a realizadora Valérie Massadian.

TDI (PFT) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.