Libertado inocente que passou 30 anos no corredor da morte nos EUA

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 12 mar (Lusa) - Um tribunal do Luisiana absolveu, esta terça-feira, o norte-americano Glenn Ford, após receber informações que provam a sua inocência no homicídio pelo qual foi condenado à pena capital, em 1984, informou hoje a imprensa local.

Ford, 64 anos, que se encontrava no corredor da morte desde 1988, por ter sido condenado por assassinar Isadore Rozeman, de 56 anos, para quem tinha prestado ocasionalmente trabalhos de jardinagem e o qual sempre negou ter matado.

À saída da prisão, na terça-feira, Ford reconheceu ter um certo "ressentimento" por ter passado boa parte da sua vida preso por um crime que, como foi agora dado como provado, não cometeu.

As informações que mudaram o curso da história de Ford indicam que não esteve presente no momento da morte da vítima nem envolvido no seu homicídio.

Este caso veio dar força aos argumentos dos que se opõem às sentenças de morte nos Estados Unidos, com a Amnistia Internacional a sublinhar, além disso, uma eventual discriminação decorrente do facto de Ford ser afro-americano.

DM // JCS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.