Peixes de áreas atingidas por petróleo no Brasil estão próprios para consumo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Brasília, 12 nov 2019 (Lusa) - Exames feitos em amostras de peixes do litoral nordeste brasileiro, atingido pelo derrame de petróleo, mostram que os animais estão próprios para consumo humano, informou na segunda-feira o Governo do país sul-americano.

"O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que recebeu (...) os 12 primeiros resultados das amostras recolhidas para avaliação dos níveis de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA) - indicadores para contaminação por derivados de petróleo. Os resultados revelam níveis baixos dos HPAs detetados em peixes e lagostas, não representando riscos para o consumo humano", afirmou a pasta.

Os peixes da amostra foram recolhidos nos estado da Bahia, Ceará, Pernambuco e no Rio Grande do Norte, e foram analisados pelo Laboratório de Estudos Marinhos e Ambientais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a pedido do MAPA.

Ainda de acordo com o Ministério, a avaliação de peixes será contínua e os resultados serão publicados com atualizações das recomendações de saúde.

Até à noite de segunda-feira, fragmentos de petróleo chegaram a praias de três municípios do Espírito Santo, estado da região Sudeste do Brasil.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), declarou, segundo o portal de notícias G1, que o petróleo encontrado é o mesmo que atingiu o litoral do Nordeste.

O Espírito Santo tornou-se assim no décimo estado brasileiro a ser atingido pela substância, depois de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

As manchas de petróleo bruto no litoral brasileiro começaram a aparecer no final de agosto, tendo afetado a vida marinha e causado impacto nas cidades do litoral, quer no turismo, quer na pesca.

As autoridades brasileiras determinaram que o petróleo em causa foi extraído de poços venezuelanos, mas o local exato e o responsável pelo derrame são desconhecidos, embora investigadores suspeitem da autoria de um navio de bandeira grega, que transportava petróleo venezuelano destinado à Malásia e Singapura.

MYMM // FST

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.