Sociedade detida pela chinesa CNIC vendeu 1,33% do capital da EDP por 175,6 ME

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 05 nov 2019 (Lusa) -- A sociedade Orise S.A.R.L., detida pelos chineses da CNIC, vendeu hoje por 175,6 milhões de euros 1,33% do capital social da EDP, segundo um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"A ORISE S.A.R.L. ('ORISE') comunica que concluiu com sucesso a venda, por meio de oferta particular através de um processo de 'accelerated bookbuild' [venda acelerada] dirigido exclusivamente a investidores institucionais qualificados (a 'colocação') de 48.783.722 ações ('ações') representativas de aproximadamente 1,33% do capital social da EDP -- Energias de Portugal, S.A.", refere o comunicado.

Segundo o comunicado ao mercado, "o valor total da receita da colocação atingiu aproximadamente 175,6 milhões de euros, correspondente a um preço de 3,60 euros por ação".

"A liquidação da colocação ocorrerá em 08 de novembro de 2019 mediante a entrega das ações e o pagamento do preço à ORISE. Após a liquidação da colocação, a ORISE passará a deter 3.000.000 ações da EDP, sujeitas a um 'lock-up' de 30 dias", acrescenta a Orise à CMVM, referindo que "a Société Générale atuou como 'sole bookrunner' da colocação".

No dia 31 de outubro, a CNIC tinha anunciado que tinha reduzido a sua participação na EDP dos 4,34% para os 1,89%.

"No dia 30 de outubro de 2019, a CNIC Co., Ltd. comunicou à EDP, nos termos do artigo 20.º do Código dos Valores Mobiliários, que a sua participação na EDP baixou do patamar mínimo de 2% das participações qualificadas a 29 de outubro de 2019, para 1,8898% do capital social e direitos de voto da EDP", lê-se na informação divulgada à CMVM nesse dia.

Os títulos da EDP fecharam hoje a valer 3,71 euros.

SR (ALYN) // JNM

Lusa // SR

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.