PM da Papua Nova Guiné 'despede' ministro do Tesouro por causar "instabilidade"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 11 mar (Lusa) - O primeiro-ministro da Papua Nova Guiné, Peter O'Neill, 'despediu' o chefe do Tesouro, Don Poyle, por alegadamente "causar instabilidade no Governo", foi hoje anunciado.

"Não foi uma decisão fácil, mas é pelo bem do país", disse o chefe do Governo da Papua Nova Guiné que, também esta segunda-feira, destituiu do cargo o ministro da Indústria, Mark Maipakai, que é acusado de se apropriar de fundos públicos, com o fim de preservar "a integridade do Governo".

De acordo com o portal "Islands Business", O'Neill disse que não quer colocar em risco as oportunidades económicas do seu país ao permitir que outros destabilizem o seu Governo e as suas políticas.

O 'despedimento' de Don Poyle, líder da segunda formação política mais importante do Governo da coligação da Papua Nova Guiné, surge numa altura em que se propagam rumores sobre uma série de reuniões secretas para afastar O'Neill do cargo, acrescenta o mesmo portal.

Há duas semanas, foram destituídos os titulares das pastas do Petróleo e Energia e Ensino Superior, William Duma e David Arore, respetivamente.

O'Neill, cuja formação tem a maioria no Parlamento, afirmou que a saída de Poyle não afeta a participação do partido aliado no Governo.

Com essa decisão, O'Neill põe fim a uma aliança com Poyle, com o qual iniciou uma aliança em 2012, quando uniram forças para a destituição de Michael Somare do cargo de primeiro-ministro.

Em agosto de 2012, o Parlamento de Papua Nova Guiné elegeu, por maioria, O'Neill como chefe de Governo, numa eleição que pôs fim à crise política que se país.

DM // JCS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.