UMinho comprova eficácia de fármaco no tratamento da Doença Machado-Joseph

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 10 mar (Lusa) - Uma equipa liderada pela Universidade do Minho desenvolveu um modelo que comprova a eficácia do fármaco 17-DMAG nos casos de Machado-Joseph, ao "atrasar a progressão" da doença, e que está também a ser testado em tumores cancerígenos avançados.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Universidade do Minho (UMinho) adianta que os resultados da investigação - coordenada pela investigadora do Laboratório Associado ICVS/3B's da academia minhota Patrícia Maciel - foram publicados na "prestigiada" revista Neurotherapeutics.

A Doença de Machado-Joseph é uma patologia neurodegenerativa hereditária incurável causada por uma mutação no gene ATXN3 e que se caracteriza pela descoordenação dos movimentos corporais, incluindo défices piramidais, extrapiramidais e cerebelosos, bem como neuropatia periférica e, em alguns casos, parkinsonismo que pode ter interferências na coordenação dos dedos, mãos, braços e pernas, nos movimentos oculares e no mecanismo de deglutição.

O fármaco 17-DMAG "induz a autofagia, um mecanismo celular de defesa, cuja ativação provou em estudos anteriores ser benéfica na proteção contra esta patologia", diz a bioquímica Patrícia Maciel, explicando os resultados da investigação da sua equipa.

O fármaco "atrasa a progressão da doença e está inclusivamente a ser testado em tumores cancerígenos avançados", refere, por seu lado, o comunicado UMinho.

O modelo utilizado para validar a ação do 17-DMAG foi desenvolvido em ratinhos e reuniu manifestações clínicas e patológicas semelhantes às da DMJ.

"Os ratinhos apresentam uma progressiva descoordenação motora, perda de força e neurónios, bem como uma agregação da proteína ataxina-3 mutada em várias regiões do cérebro", contextualiza a especialista.

A academia minhota adianta ainda que o referido modelo "reproduz muito fielmente a doença" e "constitui uma ferramenta valiosa para testar novas estratégias terapêuticas".

Patrícia Maciel, de 42 anos, é licenciada em Bioquímica, com doutoramento em Ciências Biomédicas na Universidade do Porto e na Universidade McGill, no Canadá, foi docente no Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte e investigadora no Instituto de Biologia Molecular e Celular e, desde 2002, é professora na Escola de Ciências da Saúde e investigadora do ICVS - Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da UMinho.

JYCR // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.