"Provavelmente somos como empresa o maior perdedor nacional" -- Belmiro de Azevedo

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 10 mar (Lusa) -- O presidente do conselho de administração da Sonae, Belmiro de Azevedo, afirmou hoje que o grupo deverá ser "provavelmente o maior perdedor nacional", lembrando o exemplo da tentativa de Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a PT.

"Provavelmente, nós somos como empresa o maior perdedor nacional, perdemos quase todas as grandes aventuras, fomos sacudidos e não foi elegantemente. Não vale a pena chorar, vamos ganhar a próxima", disse Belmiro de Azevedo no discurso de aceitação do prémio Inspiração entregue pela Caixa Geral de Depósitos e pelo Jornal de Negócios.

Momentos antes, num vídeo de apresentação da carreira do 'chairman' da Sonae, o presidente do conselho de administração do BPI, Artur Santos Silva, afirmava, com um sorriso, que talvez o resultado da OPA tenha sido positivo: "Ainda bem que isso não aconteceu".

Ainda assim, Belmiro de Azevedo, que estabeleceu um paralelo entre aquilo que é a competição desportiva e os negócios ("as vezes em que perdíamos era a pensar em ganhar no próximo jogo"), referiu a possibilidade de um novo projeto, que não especificou, mas que descreveu como uma "outra avenida muito importante para Portugal que é tirar partido das riquezas naturais".

"Na área do mar e da terra há tantas vantagens comparativas que nos podem colocar numa rota vencedora e com muito interesse para o país, nomeadamente para a balança de pagamentos", afirmou o 'chairman' da Sonae.

TDI// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.