Confiança dos consumidores e clima económico diminuíram em outubro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 30 out 2019 (Lusa) -- A confiança dos consumidores e o clima económico diminuíram em outubro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

"O indicador de confiança dos consumidores diminuiu ligeiramente em outubro, interrompendo o movimento ascendente verificado nos seis meses precedentes. O indicador de clima económico também diminuiu em outubro, à semelhança dos dois meses anteriores", sinaliza o INE.

A confiança dos consumidores piorou ligeiramente de -7,1 pontos em setembro para -7,2 pontos em outubro, interrompendo o movimento ascendente verificado nos seis meses precedentes.

De acordo com o INE, a evolução do indicador de confiança dos consumidores resultou "do contributo negativo das expectativas relativas à realização de compras importantes e das opiniões sobre a situação financeira do agregado familiar, tendo as expectativas relativas à evolução futura da situação financeira do agregado familiar e da situação económica do país contribuído positivamente".

Já o indicador de clima económico, que resulta do inquérito às empresas, diminuiu em outubro para 2,1 pontos, dos 2,2 pontos registados em setembro.

Os indicadores de confiança diminuíram no mesmo mês na indústria transformadora e no comércio, tendo aumentado na construção e obras públicas e nos serviços.

O indicador de confiança dos consumidores resulta da média das respostas a um conjunto de quatro perguntas que o INE faz a uma amostra de agregados familiares, nomeadamente sobre qual a situação financeira do respetivo lar (agregado familiar), nos últimos 12 meses, qual a situação financeira do lar (agregado familiar), nos próximos 12 meses, qual a situação económica geral do país, nos próximos 12 meses, e se o agregado espera gastar mais ou menos dinheiro em compras importantes (como mobiliário, eletrodomésticos, computadores ou outros bens duradouros), nos próximos 12 meses.

Os inquiridos devem responder entre cinco níveis de resposta. À primeira pergunta as respostas possíveis são: melhorou muito, melhorou um pouco, manteve-se, piorou um pouco, piorou muito ou não sabe.

Para as duas perguntas seguintes as respostas possíveis são: melhorar muito, melhorar um pouco, manter-se, piorar um pouco, piorar muito ou não sabe.

Para a última questão, se espera gastar mais ou menos dinheiro em compras importantes, as respostas possíveis são muito mais, um pouco mais, o mesmo, um pouco menos, muito menos ou não sabe.

São inquiridos mensalmente 2.760 agregados familiares, de acordo com o documento metodológico do inquérito qualitativo de conjuntura aos consumidores do INE.

ICO (ECR) // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.