São João no Porto inaugura terceira sala de bloco operatório na Unidade de Valongo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 25 out 2019 (Lusa) -- O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, inaugura domingo a terceira sala do bloco operatório na Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA) de Valongo, num investimento superior a um milhão de euros, anunciou hoje.

Esta nova sala do bloco operatório funciona sete dias por semana, de manhã e à tarde, referiu a unidade de saúde, em comunicado.

Nos dias úteis desenvolve atividade cirúrgica das diversas especialidades e, ao fim de semana, será utilizada para a especialidade de Oftalmologia para aumentar a produção, reduzir a lista de espera e internalizar atividade, acrescentou.

O bloco de Oftalmologia de Valongo trata cerca de 80 doentes por fim de semana e, por semana, a consulta de Oftalmologia nesta unidade atende aproximadamente 320 que vem a acrescer a toda a atividade no edifício principal do Hospital de São João, "aumentando de forma relevante a acessibilidade dos doentes a um especialista", sublinhou.

Na nota, o hospital adiantou que, além da consulta médica, há apoio de enfermagem e disponibilidade para a realização de exames complementares de diagnóstico, nomeadamente angiografia, laser e OCT (tomografia de coerência ótica).

A construção deste novo espaço teve um investimento superior a um milhão de euros em obras e equipamentos.

"O CHUSJ congratula-se com a construção de uma nova sala do bloco na UCA de Valongo que reforçará a importância deste polo no quadro assistencial do centro hospitalar, aumentando a produção e a acessibilidade, mas também como garantia de responder de forma mais eficaz e atempada às necessidades dos doentes", frisou.

SVF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.