Resolvido ataque informático à Câmara de Vinhais

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vinhais, Bragança, 25 out 2019 (Lusa) -- A Câmara de Vinhais informou hoje que está resolvido o ataque informático que, durante mais de uma semana, paralisou serviços neste município do distrito de Bragança.

O gabinete de Comunicação e imagem do município divulgou hoje que "todos os constrangimentos causados pelo ataque informático estão resolvidos".

" Assim, está reposta toda a normalidade do funcionamento dos serviços", indicou.

A Câmara de Vinhais esteve sem sistema informático desde 15 de outubro, data em que foi alvo de um ataque informático com pedido de resgate de vários milhares de euros.

O presidente do município, Luís Fernandes, considerou a situação como "um problema grave", que deixou os dados informáticos da autarquia todos encriptados e com pedido de resgate para libertar a informação e restabelecer o sistema.

A autarquia participou o caso às entidades criminais competentes e contratou empresas da especialidade para resolver o problema.

O autarca disse ainda que quando falou com a Polícia Judiciária lhe foi dito que "estes ataques estão a acontecer em vários organismos do Estado e também ao nível de privados".

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.