Info

Resolvido ataque informático à Câmara de Vinhais

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vinhais, Bragança, 25 out 2019 (Lusa) -- A Câmara de Vinhais informou hoje que está resolvido o ataque informático que, durante mais de uma semana, paralisou serviços neste município do distrito de Bragança.

O gabinete de Comunicação e imagem do município divulgou hoje que "todos os constrangimentos causados pelo ataque informático estão resolvidos".

" Assim, está reposta toda a normalidade do funcionamento dos serviços", indicou.

A Câmara de Vinhais esteve sem sistema informático desde 15 de outubro, data em que foi alvo de um ataque informático com pedido de resgate de vários milhares de euros.

O presidente do município, Luís Fernandes, considerou a situação como "um problema grave", que deixou os dados informáticos da autarquia todos encriptados e com pedido de resgate para libertar a informação e restabelecer o sistema.

A autarquia participou o caso às entidades criminais competentes e contratou empresas da especialidade para resolver o problema.

O autarca disse ainda que quando falou com a Polícia Judiciária lhe foi dito que "estes ataques estão a acontecer em vários organismos do Estado e também ao nível de privados".

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem tenta matar mulher e suicida-se em Lamego

Um homem tentou hoje matar uma mulher, em Lamego (distrito de Viseu), tendo-se suicidado depois, confirmou à Lusa fonte da Direção Nacional da PSP.

Encontrado cadáver junto da A28 na avenida AEP no Porto

Um cadáver do sexo masculino foi encontrado, este sábado, junto da A28 no avenida AEP no Porto, apurou o Porto Canal com fonte da PSP.

Ferido com gravidade após queda em altura de um prédio em Terras de Bouro

Um homem ficou ferido com gravidade após cair de um prédio em construção em Vilar da Veiga, Terras de Bouro, apurou o Porto Canal com fonte dos Bombeiros Voluntários.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.