Matosinhos quer esclarecimentos da Galp por "descargas poluentes" numa praia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Matosinhos, Porto, 22 out 2019 (Lusa) -- A Câmara Municipal de Matosinhos pediu esclarecimentos à Galp pela "descarga de produtos poluentes de hidrocarbonetos" no sábado, na Praia do Aterro, repudiando a situação e exigindo o apuramento dos responsáveis.

Durante a reunião pública do executivo municipal, e depois de o assunto ter sido levantado pelo vereador da Proteção Civil, José Pedro Rodrigues, a presidente da câmara, Luísa Salgueiro, revelou ter enviado uma carta formal ao presidente da Galp e ao diretor da refinaria, instalada neste concelho do distrito do Porto, exigindo explicações sobre a descarga.

"Não é aceitável que uma situação destas volte a acontecer", considerou.

A socialista, manifestando repúdio pelo sucedido, referiu que tal como a câmara tem de responder perante a população, também a refinaria o deve fazer.

Revelando ter comunicado a ocorrência às autoridades competentes para verificar se existe matéria criminal, a autarca adiantou que, no sábado, técnicos da refinaria foram ao local e explicaram que tinha havido uma situação "anómala" de transbordo.

Mas, apesar dessa, Luísa Salgueiro vincou querer uma resposta oficial e o apuramento de toda a situação, assim como o delineamento de medidas para evitar futuras ocorrências.

Por seu lado, José Pedro Rodrigues revelou que o alerta para a descarga de "produtos poluentes de hidrocarbonetos" foi detetada pelas 16:50, pelo Serviço de Salvamento Balnear da Proteção Civil, e "tudo indica" que teve origem na refinaria.

Dizendo que não é a primeira vez que situações destas se verificam, o vereador da CDU assumiu que as consequências são sérias.

A refinaria de Matosinhos é um ativo da Petrogal, empresa do grupo Galp Energia.

SVF // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.