Portugal Fashion: Regresso ao Porto para 30 desfiles da Alfândega a Serralves

| Norte
Porto Canal com Lusa

O evento de moda Portugal Fashion regressa ao Porto esta quarta-feira, e os 30 desfiles de criadores portugueses e jovens 'designers' internacionais acontecem entre Alfândega, Casa de Serralves e Tipografia do Conto até sábado, dia 26.

A 45.ª edição do Portugal Fashion (PF) traz algumas novidades, com destaque para a coleção "After Now" da 'designer' Katty Xiomara, a ser apresentada numa antiga oficina de artes gráficas, transformada no 'design' hotel Tipografia do Conto.

Outros dos destaques desta 45.ª edição do PF é a dupla Marques'Almeida, que vai desfilar na Casa de Serralves, e a apresentação da coleção do criador francês Nicolas Lecourt Mansion, responsável pelo encerramento do segundo dia do evento de moda no Porto.

A 'designer' Katty Xiomara desvendou hoje à Lusa que a apresentação da coleção "After Now" está marcada para as 21:30 da próxima quarta-feira, dia em que também lança o seu livro "Reflexo, Guia do Bem Investir", um manual de boas práticas ao espelho, com dicas para o momento de vestir e investir.

Segundo Katty Xiomara, o dia da apresentação da nova coleção primavera/verão 2020 vai ser também o dia para apresentar a estreia do documentário "Parachute Trip", uma curta-metragem da produtora Lighbox, que foi escrita por Guilherme Mesquita e que se passa no antigo matadouro Industrial do Porto, "mostrando uma combinação de imaginários", entre o mundo de Xiomara e o "universo criativo do coletivo de artistas da Circus Network".

O desfile está marcado para as 21:30 de quarta-feira, encerrando o primeiro dia desta edição do Portugal Fashion 2019, que traz também vários jovens 'designers' italianos, à passarela da Alfândega do Porto, ao 'Bloom', espaço dedicado a jovens criadores emergentes. A apreentação está marcada para arrancar às 18:30.

Na quinta-feira, dia 24, o Portugal Fashion apresenta as novas coleções primavera/verão 2020 dos criadores portugueses Carla Ponte, Estelita Mendonça, Inês Torcato, David Catalán e Luís Buchinho.

Na quinta-feira, o certame encerra com a coleção do 'designer' francês Nicolas Lecourt Mansion, que vem apresentar a coleção a Portugal, o que revela "as boas relações entre o Portugal Fashion e as respetivas organizações internacionais de cada país", sublinhou fonte oficial do Portugal Fashion.

O 'designer' Miguel Vieira vai encerrar o terceiro dia da 45.ª edição do Portugal Fashion na mesma passarela por onde antes vão desfilar as marcas e os criadores Pé de Chumbo, Hugo Costa, Bolflex, Sophia Kah, Diogo Miranda e Nycole.

A dupla Marques'Almeida apresenta a sua nova coleção às 11:00 na Casa de Serralves, abrindo o último dia do Portugal Fashion, dia que também é dedicado à moda infantil e à indústria de vestuário e calçado.

Os criadores Alves/Gonçalves e Maria Gambina encerram no sábado a 45.ª edição do Portugal Fashion, que este ano traz pela primeira vez a venda direta ao consumidor final no espaço de 'showroom Brand Up', e que vai estar aberto ao público em geral, avançou a organização.

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e financiado pelo Portugal 2020 no âmbito do Compete 2020, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).