Polícias das Honduras usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tegucigalpa, 10 out 2019 (Lusa) - A polícia das Honduras recorreu esta quarta-feira a gás lacrimogéneo para dispersar centenas de manifestantes que exigiam a renúncia do Presidente, acusado pela justiça norte-americana de conluio com redes de tráfico de droga.

Os manifestantes, reunidos num parque no centro da capital, Tegucigalpa, gritavam 'slogans' contra Juan Orlando Hernandez, quando foram surpreendidos pela polícia. Alguns manifestantes reagiram, atirando pedras contra as autoridades.

O protesto tinha sido convocado pela oposição. Horas antes, milhares de simpatizantes do Partido Nacional (PN, à direita) manifestaram apoio ao Presidente, no sul de Tegucigalpa.

No passado dia 3, no início do julgamento do irmão do mandatário, um procurador federal de Nova Iorque acusou o Presidente hondurenho de ter recebido milhões de dólares em subornos de traficantes de drogas, incluindo do mexicano Joaquín "Chapo" Guzmán.

Hernandez rejeitou de imediato as acusações, que disse serem "100% falsas, absurdas e ridículas".

A oposição, formada por setores da sociedade civil e pelo dirigente de esquerda Manuel Zelaya, que foi deposto como Presidente em 2009, exige a renúncia de Hernández.

FST // FST

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.