4.º Close-up expõe o cinema como "arte privilegiada" para mostrar a História

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Famalicão, Braga, 04 out 2019 (Lusa) - A 4.ª edição do Observatório Close-Up, em Vila Nova de Famalicão, retrata o cinema como "arte privilegiada" para mostrar a História, mas também com capacidade de "aldrabar" a temporalidade, tendo o tempo como fio condutor.

Apresentada ao final desta manhã, a mostra da edição de 2019 vai decorrer entre os dias 12 e 19 de outubro, enquanto o Observatório de Cinema decorre ao longo do ano, "procurando inovar" no formato, com a História do Cinema "no cerne da programação".

Em 2019, a programação divide-se entre cinema para toda a família, com filmes como "Toy Story" e o "Rei Leão" (em versões propositadamente musicadas para esta edição, pela Orquestra de Jazz de Matosinhos e pelos Mão Morta), sessões para escolas e sessões especiais dedicadas a realizadores como Quentin Tarantino, cinema francês e oficinas, e presta ainda uma atenção especial ao novo cinema de terror, que pretende "muito mais do que fazer dar saltinhos" nas cadeiras, disse a organização.

"O cinema é uma arte privilegiada [para] retratar determinados períodos de tempo, circunscrever-se a determinado período da história (...), mas simultaneamente o tempo no cinema também é outra coisa, uma espécie de 'aldrabice do tempo', das 'elipses'. [O cinema] faz isso muito bem, através das montagens, há um tempo inerente ao próprio cinema", explicou o programador Vítor Ribeiro.

O responsável disse que o Close-up "joga com estas duas formas de lidar o tempo, e esta ideia percorre o programa todo".

Do "vasto e rico programa", Vítor Ribeiro destacou "algumas particularidades" da edição deste ano, como a " primeira" antestreia de um filme no festival, no caso "Alpha: Nos Bastidores da Corrupção", de Brillante Mendoza, ou a criação original dos Mão Morta para o filme-concerto "A Casa na Praça Trunaia", de Boris Barnet.

"Eles [Mão Morta] poderiam ter pegado na banda sonora original e ter tocado novamente, mas o que fizeram foi 70 ou 80 minutos de música nova, composta para esta ocasião", destacou.

Outra "sessão especial" será a da exibição do mais recente filme de Quentin Tarantino, "Era uma Vez em Hollywood": "Não está aqui para encher salas, mas porque Tarantino tem uma forma muito particular de olhar para o tempo e para a história; acredita tanto no cinema, que pensa que o cinema é tão poderoso que pode alterar a história", disse o programador, justificando assim a escolha.

A História do Cinema é uma das linhas da edição deste ano do festival: "Pegámos no cinema francês, que esteve [presente] desde o inicio, pegámos nessa ideia e começámos a pôr no programa grandes filmes em cópias digitais, pegámos na Nouvelle Vague, [desde] finais dos anos 50, partimos desse centro, e começámos a juntar alturas muito importantes [do cinema] dos anos 60 até aos dias de hoje", acrescentou.

Outro foco do festival será o cinema mundo, no qual a organização pretende "evoluir" com cineastas que "tenham um discurso que esteja a refrescar o cinema" que se faz hoje em dia: "Desta vez tivemos uma escolha bastante politica (...), o que está a acontecer é que está a ecoar a crise na América, mas quem está a ter o discurso de cinema adulto é o cinema de terror", explicou.

"Isto já aconteceu nos anos 70, que parecia ser só para fazer dar saltinhos na cadeira, mas [os filmes] tinham sempre uma mensagem subliminar. Estão novamente a fazer isso, a falar do medo do outro, das questões da raça, de género", explanou.

Por fim, Vitor Ribeiro destacou o cinema para escolas, dizendo que "é cada vez mais necessária a formação do espetador do cinema" e destacando o "reforço da ideia de comunidade" como lógica do festival.

O Close-Up é organizado pela autarquia e pela Casa das Artes, com os bilhetes a custarem entre um a dois euros, com exceção para os filmes-concerto, que terão o custo de seis euros.

JCR // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).