Discurso misógino na voz de quatro atrizes em nova peça da Mala Voadora no Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 01 out 2019 (Lusa) -- A peça "Locker Room Talk", do escocês Gary McNair, coloca quatro atrizes a apropriar-se de discurso machista na encenação da Mala Voadora, em estreia na sexta-feira, no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto.

Integrado na programação do ciclo da companhia portuguesa "Uma Família Inglesa", dedicado ao teatro feito no Reino Unido, a produção própria marca também a primeira coprodução com o Teatro Nacional São João (TNSJ), que gere o Mosteiro, ao cabo de 16 anos de existência.

O espetáculo funciona "como um espelho" para o discurso misógino e machista, colocando as mulheres nesse papel, num texto dramático chocante que, aqui, invoca por interesse "a deslocação da fala" para entender não só o lado político, mas também "mecanismos próprios do teatro", aponta à agência Lusa José Capela, da Mala Voadora.

O encenador Jorge Andrade, por seu lado, revela que o espetáculo nasceu de um encontro de McNair com declarações do atual presidente norte-americano, Donald Trump, ainda durante o período de campanha eleitoral, quando descartou ter mantido conversas sobre assédio a mulheres, em jeito de "locker room talk", ou 'conversa de balneário', em tradução livre.

"Ficou impressionado e decidiu fazer a peça a partir dessa frase e foi ter conversas com homens sobre mulheres quando estas não estão presentes, de médicos a arrumadores de carros, sobre o que acham das mulheres", conta.

Dentro da visão "muito direcionada sobre masculinidade tóxica", o texto, assente em entrevistas e documentos reais, "não pretende ser uma radiografia do homem", sugerindo antes uma questão: "Será que Trump, quando diz o que diz, é só um tipo detestável, ou fala por uma maioria silenciosa?".

Este "mapa nada bonito" criado a partir de entrevistas feitas em Inglaterra, Estados Unidos e Austrália, é interpretado por quatro mulheres -- Crista Alfaiate, Isabél Zuaa, Tânia Alves e Teresa Sobral --, que "se apropriam de um discurso que é tido sobre elas".

"Não se pretende que comentem ou representem. Não [estão] propriamente [a] encarnar uma personagem, mas antes a apropriarem-se do discurso na primeira pessoa, confrontando-o com um outro contexto. E depois é ver o que sai", acrescenta o encenador.

Apesar de ter essa responsabilidade, Jorge Andrade nota que o espetáculo "está nas mãos das atrizes, com uma encenação muito residual", já que "não fazia sentido artilhar a apropriação de algo impositivo", explorando antes "o virtuosismo das atrizes na partilha dos textos, e a palavra é o que está mais presente".

"Locker Room Talk" insere-se ainda na temática de 2019 de "Uma Família Inglesa", dedicada ao feminismo e a questões em torno da mulher, de que são exemplo também espetáculos como "#womenandpower", de Maria Jorge, que é aqui assistente da direção de Jorge Andrade, ou "Oh Yes Oh No", de Louise Orwin.

O espetáculo pode ser visto na sexta-feira pelas 21:00 e no sábado pelas 19:00, no Mosteiro de São Bento da Vitória.

SIF // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.