Mala Voadora faz reflexão sobre questões de género com festival "Uma Família Inglesa"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 21 set 2019 (Lusa) -- O festival "Uma Família Inglesa", organizado no Porto pela companhia Mala Voadora, apresenta, de 26 de setembro a 06 de outubro, uma série de espetáculos que refletem sobre questões de género do teatro britânico.

As questões de género são a principal preocupação do programa, admitiu à Lusa José Capela, da companhia, ainda que existam outros destaques, como a estreia de uma produção da companhia no seu próprio espaço, "Money", uma colaboração com a dramaturga Deborah Pearson, que seguirá depois para o Nacional D. Maria II, em Lisboa, ou o espetáculo de Maria Jorge "#WomenandPower", a partir de Mary Beard.

"Em 2018, notámos [no festival Fringe em Edimburgo] muitos espetáculos no espírito #MeToo, com ênfase no feminino, no feminismo, e muitas vezes sobre a mulher como vítima, e interessou-nos. Achámos que podíamos fazer 'Uma Família Inglesa' que ecoasse essa preocupação", justifica José Capela à Lusa.

A exceção é "Money", peça que se relaciona com o tema do dinheiro, escolhido pela companhia para 2019 e evidenciado em "Dinheiro", a grande produção estreada em maio, no Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, no Porto.

"Money", apresentado de 02 a 06 de outubro, traz de volta ao festival a obra da dramaturga Deborah Pearson, aqui a assinar uma peça que usa 'sitcoms' para falar de dinheiro, com o público da peça a colocar-se no papel de uma plateia que assiste "à gravação de dois episódios de uma 'sitcom'".

Os próprios atores, explica Maria Jorge, do elenco e assistente da direção de cena de Jorge Andrade, interpretam outros atores numa reflexão sobre "como os mecanismos da 'sitcom' se ligam à cena teatral", por um lado, e por outro o dinheiro como "alavanca para espoletar um conjunto de ações".

"Causa uma disrupção no espetáculo. O primeiro episódio é canónico. Deborah acentuou um pouco a patetice das 'sitcoms' mas respeitou. (...) No segundo episódio, a personagem da Maria introduz o dinheiro e apercebe-se de que os outros não sabem o que é o dinheiro. Acham que ela está maluca", revela José Capela.

Um ator apercebe-se, depois, dos "risos gravados, enquanto personagem e não como o ator" que é, ele próprio, uma personagem.

E como "essa personagem da 'sitcom' é um filósofo, conclui que estão todos dentro da 'Caverna', de Platão", a que se segue um "caos que leva à própria decadência física do espetáculo e até do cenário".

Depois apresentado em "Uma Família Inglesa", "Money" será levado ao Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, de 17 outubro a 03 de novembro.

Pela primeira vez, a Mala Voadora apresenta no evento uma peça fora do próprio espaço, no Mosteiro de São Bento da Vitória, assinalando a primeira coprodução da companhia com o Teatro Nacional São João (TNSJ), ao fim de 16 anos.

Trata-se de "Locker Room Talk", uma peça do dramaturgo escocês Gary McNair, que funciona "como um espelho" para o discurso misógino e machista, colocando as mulheres nesse papel, num texto dramático chocante que, aqui, invoca por interesse "a deslocação da fala" para entender não só o lado político, mas também "mecanismos próprios do teatro". A peça fica em cena de 03 a 04 de outubro.

O certame abre com "It's True, It's True, It's True", uma produção do Breach Theatre que coloca em cena, a 27 e 28 de setembro, o julgamento de Agostino Tassi, em 1612, acusado de violação da pintora Artemísia Gentileschi.

Laura Murphy apresenta no Porto, no dia 29, "Contra", que mistura circo e 'stand up', num "solo de contradições ao estilo do cabaré", marcado pelo teatro físico e dedicado à exploração do corpo feminino.

"Oh Yes, Oh No", sobre "fantasias sexuais que não estão alinhadas com as políticas que defendemos", é a proposta de Louise Orwin, apresentada a 30 de setembro e 01 de outubro, e reflete sobre personagens, cultura 'pop' e outras questões através de 'role playing'. Um trabalho que foi bem recebido pela crítica durante o Fringe.

SIF // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.