Ateneu do Porto celebra 150 anos a precisar de obras e a querer abrir-se à cidade

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 19 set 2019 (Lusa) -- O Ateneu Comercial do Porto celebra em outubro 150 anos com um concerto, apelos ao "contributo simbólico" para iniciar a reabilitação do edifício e biblioteca, a venda dos Lusíadas afastada e vontade de se "abrir à cidade".

Em declarações à Lusa, Rogério Gomes, presidente da direção do Ateneu desde janeiro, explicou que o concerto de 05 de outubro "é uma das iniciativas das comemorações dos 150 anos" da instituição, cujo "grande objetivo" atual é "abrir-se, mostrar-se e servir a cidade", ressurgindo como um dos seus "centros de atividade".

O concerto, de entrada livre, serve também de convite à doação de verbas para "iniciar um fundo de reabilitação do edifício e, pelo menos, dos livros mais valiosos da biblioteca" da instituição, num momento em que "a gestão [financeira] está equilibrada" e a venda da primeira edição de Os Lusíadas, de 1572, foi completamente posta de parte.

"Não está à venda. Sempre foi uma última hipótese [vender a obra], durante as dificuldades financeiras que o Ateneu viveu nos últimos 15 ou 20 anos, e atualmente estamos a sair dessa crise. Os défices, que chegaram a 60 mil euros, estão hoje ultrapassados", assegurou Rogério Gomes.

Ainda assim, a instituição fundada em 1869, não tem verbas suficientes para a reabilitação do imóvel que "é urgente, especialmente em relação ao telhado" e que "representará sempre um investimento acima do meio milhão de euros".

O projeto de recuperação está a cargo do arquiteto Carlos Guimarães e a direção queria começar a obra pelo telhado, que precisará de 50 a 60 mil euros.

Rogério Gomes acredita "que será possível juntar essa verba nos próximos tempos".

Quanto ao resto da empreitada do imóvel, a intenção é estudar uma candidatura a programas de reabilitação de fundos públicos.

Na biblioteca da instituição, composta por "60 mil títulos e 80 mil livros", a intenção é "começar a reabilitar alguns dos mais valiosos", disse o presidente, referindo os exemplos de traduções de Shakespeare feitas pelo rei D. Luís ou uma bíblia judaica do século XVI.

A data oficial do aniversário do Ateneu é a 29 de agosto mas, por ser período de férias, a direção decidiu alargar a celebração a vários momentos.

No dia 05 de outubro, no Concerto Comemorativo, sobem ao palco o maestro Francisco Melo, o coro Anima Mea, a Orquestra Vento do Norte ou o saxofone de Henk Van Twillert, para interpretar obras de Ponchielli, Vivaldi, Astor Piazolla, Ennio Moricone, Bizet, Verdi e Mozart, entre muitos outros.

Para 12 de dezembro, Dia da Biblioteca, foi transferida a "cerimónia solene", para a qual já foram convidadas várias "entidades oficiais".

As comemorações do aniversário do Ateneu incluem ainda conferências e outros concertos, "alguns com surpresas".

A 11 de outubro, o concerto do Coro do Ateneu "será acompanhado por um artista bem conhecido do Porto que ainda não podemos revelar", adiantou Rogério Gomes.

Quanto à exposição permanente que a direção espera inaugurar "ainda este ano" vai ter como "peça fundamental" a primeira edição dos Lusíadas, podendo ainda incluir esculturas de Soares dos Reis, obras de Bordalo Pinheiro ou "objetos da história", como a espada que Mouzinho da Silveira doou ao Ateneu.

"O grande objetivo desta direção é abrir o Ateneu à cidade e fazer com que a cidade utilize o espaço como seu", justificou o presidente.

ACG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.