Bienal do Porto assume-se como o "mais importante" evento de design do país

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 19 set 2019 (Lusa) - A primeira edição da Porto Design Biennal arranca esta quinta-feira, na Casa do Design de Matosinhos, distrito do Porto, com a exposição "Frontiere", e vai ser o "maior evento de design' de Portugal, disse hoje o curador-geral.

José Bártolo sustenta a afirmação com o investimento e o "amplo programa" da bienal, que se estende até 08 de dezembro.

"Na véspera de se iniciar a 1.ª edição da Porto Design Biennal, eu creio que conseguimos fazer já uma avaliação que nos permite -- que me permite, como curador-geral desta Biennal -- afirmar que este será o evento mais importante na área da cultura do design realizado em Portugal", assumiu hoje o curador-geral, José Bártolo, em conferência de imprensa que decorreu na Galeria Municipal do Porto.

Em declarações à agência Lusa, José Bártolo explicou que considera esta bienal o "maior evento de 'design' do país", porque envolve um orçamento total que "ultrapassa 1,7 milhões de euros", com 1,4 milhões de investimento direto das Câmaras do Porto (860 mil euros) e de Matosinhos (549 mil euros), e porque tem um "programa bastante amplo e estendido no tempo", que abre no dia 19 de setembro e se estende até 08 de dezembro.

O evento, cuja organização conta com o apoio das autarquias do Porto e de Matosinhos, e que tem como tema orientador as "tensões do novo milénio", arranca esta quinta-feira, às 15:00, na Casa do Design de Matosinhos, com a inauguração da exposição "Frontiere -- Expressões de Design Contemporâneo", "que pertence ao território Itália e é a exposição à partida mais emblemática do programa do país convidado".

À noite, pelas 22:00, a Biennal inaugura no Porto a exposição "Millennials -- Design do Novo Milénio", na Galeria Municipal, disse José Bártolo.

Na exposição "Frontiere", cuja curadoria ficou a cargo de Maria Milano e Lúcio Magri, e que fica patente em Matosinhos até dia 08 de dezembro, são apresentadas histórias de 'designers', empresas, escolas e associações que descobrem novas dimensões na abordagem do design, novas realidades de comunicação, distribuição, "uso e reuso do atual sistema social".

A exposição "Millennials -- Design do Novo Milénio", com curadoria de José Bártolo, considerou as primeiras duas décadas do atual milénio, foi pensada a partir de um mapa, onde se tentou ensaiar o mapeamento do campo do 'design' de comunicação orientado, focando-se nas intenções (motivações, valores, etc.), nos processos (método, autoria), e nas formas de materialização dos projetos.

"Portugal Industrial -- Ligações entre o Design e a Indústria", com curadoria de Megan Dinius e Michel Charlot, é outra exposição que José Bártolo destacou, na Porto Design Biennal.

A exposição onde é trabalhada a relação entre o "design português e a indústria nacional" é inaugurada na sexta-feira, dia 20, na Mota Galiza.

Também na sexta-feira, é inaugurada na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, a mostra "Que Força é Essa -- Protesto e Participação Democrática em Portugal: cartazes artesanais do arquivo Ephemera", onde se vai mostrar cartazes de anos recentes em "manifestações em Portugal", acrescentou José Bártolo, estimando que o certame recebe "aproximadamente mais de 100 mil visitantes".

O evento vai ter "10 exposições, conferências, 'workshops' e uma instalação no espaço público, contou com a participação de cerca de 200 'designers' e cerca de 20 curadores", especificou o curador-geral.

A Porto Design Biennal, que termina no dia 08 de dezembro, vai contar ainda com o "Projeto Escolas", liderado por Francisco Providência, em que participam 35 escolas onde se ensina 'design' em Portugal.

"O projeto visa tornar-se um espaço experimental de reflexão e inovação em diversas áreas do design", e "convida a comunidade académica à reflexão através de projetos concretos" para criar novas oportunidades para o design e novas soluções para problemas antigos", explica Francisco Providência.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, considerou hoje que a Porto Design Biennal, um projeto alicerçado no Porto e Matosinhos, mas que não se limita àquelas duas autarquias, vem consolidar "a presença do território cultural comum no panorama internacional de design".

A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, acrescentou, por seu turno, que o 'design' faz parte do plano estratégico da região". "Estamos a trabalhar para projetar as nossas cidades e a região para competir a nível internacional".

CCM // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.