Região Centro com nota máxima de Bruxelas em políticas de envelhecimento ativo

| Política
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 18 set 2019 (Lusa) - A região Centro, representada pelo consórcio Ageing@Coimbra, é uma das 25 Regiões Europeias de referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, tendo sido reconhecida pela Comissão Europeia com a classificação máxima de 4 estrelas, foi hoje anunciado.

"Estas 25 regiões demonstraram a existência de estratégias abrangentes, através de modelos de inovação que envolvem a quádrupla hélice - academia, empresas, autoridades governamentais e sociedade civil - no desenvolvimento e adoção de práticas inovadoras para um envelhecimento ativo e saudável", revelou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, sublinha que "na região Centro existe um ecossistema muito dinâmico na área do envelhecimento ativo e saudável, que envolve múltiplos atores e que vai desde a academia, à prestação de cuidados de saúde/sociais até ao empreendedorismo".

Abrunhosa acrescenta que "o reconhecimento da Comissão Europeia dá visibilidade ao que de bom se faz na região, incentiva a que se trabalhe cada vez mais em rede e responsabiliza a região a continuar no caminho de fazer cada vez mais e melhor numa área que nos toca a todos".

A região Centro foi reconhecida em 2013 pela Comissão Europeia como a primeira Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável em Portugal, com duas estrelas, tendo conquistado a terceira estrela dois anos depois.

Este ano obteve a classificação máxima de quatro estrelas, "um reconhecimento da contínua qualidade das boas práticas na promoção do envelhecimento ativo e saudável por parte de muitos atores na região e a que o consórcio Ageing@Coimbra procura dar visibilidade, promover o trabalho em rede e a capacitação das instituições envolvidas", frisa a CCDRC.

O consórcio Ageing@Coimbra agrega cerca de 80 instituições da região Centro. Tem como missão "valorizar o papel do idoso na sociedade e a aplicação de boas práticas em prol do seu bem-estar geral e de um envelhecimento ativo e saudável".

O seu principal objetivo é melhorar a vida dos cidadãos idosos na região através de melhores serviços sociais e cuidados de saúde, assim como da criação de novos produtos e serviços inovadores e o desenvolvimento de novos meios de diagnóstico e terapêuticas.

O consórcio tem desenvolvido atividade em rede regional e europeia, "sendo fundamental na atração de projetos estratégicos como os projetos H2020 ERA Chair, MIA-Portugal e a comunidade da inovação e conhecimento EIT Health KIC", refere a CCDRC.

RBF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.