Histórias criadas por crianças internadas no São João no Porto dá origem a livro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 14 set 2019 (Lusa) -- Crianças internadas no Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto, puseram em livro histórias de "magia, animação e fantasia" criadas por si, onde a única semelhança com a realidade é a doença.

O livro infantil "As Histórias do Joãzinho", que vai ser lançado a 21 de setembro, é um "livro de crianças e para crianças", contou à Lusa a organizadora da obra, Ana Pinto, dado os autores serem as crianças.

Durante meses, ao sábado, Ana Pinto reuniu com as crianças e, em grupo, iam delineando histórias que, agora, deram origem à obra, publicada pela Chiado Kids.

Com nomes fictícios, a única semelhança com as suas realidades é a doença, contou.

Ao folhear as páginas, o leitor encontrará histórias variadas envolvendo, principalmente, animais de estimação, magia, fantasia e animação como forma de despertar a imaginação, disse.

"Simbolizam [histórias] principalmente a magia da criatividade infantil e a importância de cultivar esta mesma. As histórias são uma pegada eterna das crianças e da união delas", ressalvou.

A obra termina com uma pergunta que incentiva a criança à reflexão e incute valores importantes como a amizade, verdade, bondade, perdão e tolerância, destacou.

No final há um espaço em branco reservado à criação de uma narrativa original pelas crianças que adquirirem a obra.

Ana Pinto contou que as ilustrações do livro foram feitas por uma amiga sua e que a conceção do livro só foi possível graças ao recurso a "crowdfunding" (financiamento coletivo), senão "nada saía do papel".

As verbas provenientes da venda do livro revertem para a unidade hospitalar para poder "melhorar" a vida das crianças, reforçou.

"As Histórias do Joãozinho" será lançado a 21 de setembro, pelas 16:00, no Hospital de São João.

SVF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.