Câmara de Gondomar aprova redução do IMI para 2014

| Norte
Porto Canal / Agências

Gondomar, 13 jun (Lusa) -- A Câmara de Gondomar aprovou hoje, por unanimidade, uma proposta de redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2014, que varia entre os quase 15% e os 12,5%.

De acordo com a proposta levada à reunião do executivo, a taxa de IMI para os prédios urbanos já avaliados nos termos do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (CIMI) vai descer dos atuais 0,4 para 0,35.

Para os restantes prédios urbanos, o município passará a cobrar 0,6, representando um redução de 12,5%.

O presidente da autarquia, Valentim Loureiro, afirmou à Lusa ter decidido avançar com esta medida por ser confrontado com "muitos problemas" de munícipes, que lhe "solicitam a redução".

A proposta prevê também uma redução de 25% na derrama para empresas com volume de negócios inferior a 150 mil euros.

"Pela elevada carga fiscal e as dificuldades a que hoje as pessoas estão sujeitas, há que baixar, dentro do possível, um dos impostos que as estão a afetar", destacou Valentim Loureiro, acrescentando que "tal só é possível pelas contas equilibradas que a Câmara de Gondomar tem".

Valentim disse ainda que a decisão de reduzir estes impostos municipais foi "tomada com muita ponderação".

As propostas vão seguir para discussão e votação em reunião da Assembleia Municipal.

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.