"Politécnico" de Barcelos inaugura dia 14 centro I&D em jogos digitais

| Norte
Porto Canal / Agências

O Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), em Barcelos, inaugura no dia 14 o Centro de Investigação & Desenvolvimento em Jogos Digitais, um investimento de 2,8 milhões de euros, informou hoje a instituição.

A instituição avança ainda que na cerimónia de inauguração marcarão presença o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o ministro da Educação, Nuno Crato.

"Este centro de investigação integra seis laboratórios -- Audiovisual, Desenvolvimento de Produto, Ensaios, Interfaces e Robótica, Jogos Digitais e Redes -- que irão dispor de alguns equipamentos únicos em Portugal, designadamente ao nível da captura de movimento", refere um comunicado do IPCA.

Trata-se de um centro multidisciplinar, focado na pesquisa dos desafios, científicos, sociais, de engenharia e educacionais do entretenimento digital em geral e dos jogos digitais em particular.

O centro dispõe ainda de auditório com capacidade para 170 pessoas.

"A construção deste edifício vem consolidar as atividades da Escola Superior de Tecnologia, nomeadamente na investigação aplicada, que nos últimos anos tem aumentado a sua oferta formativa", sublinha o IPCA.

O investimento foi comparticipado em 85% pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), tendo a verba restante sido suportada com receitas próprias do Politécnico.

Este ano, o IPCA vai também avançar com a construção do novo edifício da Escola Superior de Tecnologia, que ficará ligado ao Centro de Investigação em Jogos Digitais.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Projeto permitiu a 233 crianças irem para a escola de bicicleta em Matosinhos

O projeto CicloExpresso permitiu a 233 crianças do concelho de Matosinhos irem de bicicleta para escola de forma “segura, organizada e divertida”, entre setembro e dezembro de 2025.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.